Hoje é quarta-feira, 29 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioECONOMIAACATE promove evento para posicionar a tecnologia como aliada da sustentabilidade e...

ACATE promove evento para posicionar a tecnologia como aliada da sustentabilidade e produtividade no campo

Desafios como mudanças climáticas e as transformações tecnológicas no campo serão temas de conversas com autoridades do agronegócio

Com mudanças climáticas, digitalização crescente do campo, desafios de crédito, sustentabilidade ambiental, logística e conectividade ainda precária em alguns ambientes rurais, cresce a busca por tecnologias que reduzam o impacto no agronegócio. Para discutir estes e outros assuntos ligados à sustentabilidade e produtividade no setor, a Vertical de Agronegócio da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) promoverá, nos dias 24 e 25 de janeiro, o AgTech Summit, evento online e gratuito com participação de autoridades do setor. As inscrições estão abertas no https://sc.acate.com.br/agtech-summit-2024

Com o agronegócio responsável por quase 30% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, há recursos disponíveis para investimentos em tecnologias cada vez mais assertivas para transformar o mercado. Um dos principais desafios é a inclusão digital na área rural, onde 70% das propriedades ainda estavam sem acesso pleno à internet em 2022, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. Outro é produzir sobre como produzir alimentos e biocombustíveis com eficiência, qualidade e padrões ESG, que incluem baixo impacto em emissões de carbono, especialmente pelas cadeias exportadoras.

“A tecnologia é uma realidade presente no cotidiano do campo. Vivemos um momento com automação e consequentemente muitos dados sendo coletados. Equipamentos como tratores, implementos e granjas estão cada dia mais inteligentes conectados a dados remotos de clima e imagens de satélite. Muita coisa já é considerada semi-autônoma ou até autônoma no campo. Mas isso não é realidade em todas as cadeias produtivas, portes ou regiões. A tecnologia é capaz de encurtar essas distâncias, diminuir custos e garantir a sustentabilidade das atividades”, afirma Joel Risso, diretor da Vertical de Agronegócio da ACATE.

Alguns dos nomes confirmados no AgTech Summit são José Angelo, assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária; Luiza Bruscato, diretora executiva da RTRS (Responsible Soy Association); Rafaela Debiasi, especialista em investimentos e agronegócio; Alberto Abadia dos Santos, Coordenador Acadêmico Faculdade CNA;  Isabela Gaya, líder do Programa Agro 4.0 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; e Marcelo Pimenta, head de Agro da Serasa Experian.

O AgTech Summit será dividido em quatro trilhas de conteúdo: políticas públicas, inclusão digital no campo, sustentabilidade e tendências. O evento ocorre das 14h às 18h e será transmitido com link exclusivo do YouTube. “As startups e empresas de tecnologia têm um papel fundamental e, anualmente, apresentam novas funcionalidades ao mercado, para resolução de questões cada vez mais complexas. E o Brasil, como um dos maiores exportadores de alimentos, deve ser também referência em tecnologia no setor”, afirma Risso.

Serviço

O quê: AgTech Summit

Quando: 24 e 25 de fevereiro

Onde: Online no https://sc.acate.com.br/agtech-summit-2024

Inscrições: Gratuitas

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa