spot_img
Hoje é quinta-feira, 17 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALACIF celebra o Dia do Comerciante destacando crescimento do setor em Florianópolis

ACIF celebra o Dia do Comerciante destacando crescimento do setor em Florianópolis

Hoje, 16 de julho é celebrado o Dia do Comerciante, data instituída pela Lei nº 2.048 de 1952 em homenagem ao aniversário de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú — patrono do comércio brasileiro por sua atuação decisiva na abertura dos portos às nações amigas

spot_img

Hoje, 16 de julho é celebrado o Dia do Comerciante, data instituída pela Lei nº 2.048 de 1952 em homenagem ao aniversário de José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú — patrono do comércio brasileiro por sua atuação decisiva na abertura dos portos às nações amigas. Para a ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis), a data é mais do que uma homenagem: é um momento para valorizar o papel essencial dos comerciantes no desenvolvimento econômico e social da cidade.

Em Florianópolis, o setor comercial segue em expansão. Atualmente, são 21 mil estabelecimentos comerciais ativos, considerando os CNAEs de Comércio Atacadista e Varejista (grupos 45 a 47). Nos últimos cinco anos, o crescimento médio anual na abertura desse tipo de comércio foi de 22%, demonstrando a força empreendedora e a relevância do segmento para a economia local. Os bairros com maior concentração de comércios em Florianópolis são o Centro (3.620), seguido por Ingleses do Rio Vermelho (1.942), Campeche (1.102), Estreito (1.072) e Capoeiras (1.040).

“Mais do que números, o comércio representa a vocação empreendedora da nossa cidade e o papel essencial de integração entre os bairros, geração de empregos e dinamização da economia. A ACIF nasceu com essa missão de apoiar e fortalecer quem empreende, e segue ao lado dos comerciantes da Capital”, afirma o presidente da ACIF, Célio Bernardi.

História e tradição de apoio ao comércio

A ACIF tem uma trajetória centenária de parceria com os comerciantes de Florianópolis. Fundada em 1915, a entidade participou de iniciativas pioneiras, como a instituição do uso de duplicatas para vendas a prazo em 1921 e a criação do Indicador Comercial, Industrial e Profissional do Município de Florianópolis em 1928, com dados detalhados do comércio local.

A entidade também teve papel importante em debates históricos sobre o horário de funcionamento do comércio, como em 1932, quando consultou os lojistas locais para implementar a jornada de oito horas, e em 1946, quando mediou as discussões sobre o fechamento aos sábados ao meio-dia.

Comemorações marcantes

O Dia do Comerciante sempre teve um lugar especial na agenda da ACIF. Ao longo das décadas, foram realizados jantares, palestras e homenagens que reuniram autoridades, lideranças empresariais e associados.

Em 1981, por exemplo, a celebração contou com um jantar no Clube 12 de Agosto e homenagens ao então Governador Jorge Bornhausen e a ex-governadores catarinenses, que receberam o título de Sócio Honorário da ACIF. Nos anos 80, a entidade também homenageou nomes como o empresário Darci Lopes e o ex-presidente Vitor Moritz.

Na década de 90, a ACIF foi protagonista na mobilização para garantir a liberdade de horário de funcionamento do comércio em Florianópolis. 

Valorização contínua

Para a ACIF, comemorar o Dia do Comerciante é reconhecer quem movimenta a economia, gera empregos e constrói a história da cidade. “Em mais de 100 anos de trajetória, a ACIF sempre esteve ao lado do comércio de Florianópolis. Celebrar essa data é valorizar quem faz a cidade acontecer todos os dias”, destaca o presidente da entidade.

Neste 16 de julho, a ACIF parabeniza todos os comerciantes pela dedicação e espírito empreendedor que fazem de Florianópolis uma cidade cada vez mais vibrante, inovadora e acolhedora para negócios.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa