Hoje é sábado, 20 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioNOTÍCIAAdrianinho aprova requerimento para Reunião Ampliada das Mães Atípicas

Adrianinho aprova requerimento para Reunião Ampliada das Mães Atípicas

Vereadores acataram por ampla maioria na sessão da Câmara de Florianópolis desta terça (19), um requerimento apresentado pelo vereador Adrianinho para realização de uma reunião para debater as dificuldades e demandas das Mães Atípicas

O vereador Adrianinho (Republicanos) conseguiu a aprovação nesta terça-feira (19), na Câmara da Capital, de um requerimento para realização de uma reunião ampliada na Comissão de Saúde para tratar das dificuldades e demandas das Mães Atípicas. Através da reunião o vereador pretende ampliar o debate sobre as particularidades das mães atípicas, enquanto tramita um projeto de lei de sua autoria que pretende criar a Semana Municipal das Mães Atípicas.  

Durante a sessão ordinária desta terça (19), a proposta do vereador recebeu apoio de diversos vereadores que utilizaram a Tribuna para defender a realização da reunião ampliada.  O requerimento foi aprovado por ampla maioria.

Adrianinho esclareceu que a data ideal para a realização da reunião ampliada seria na terceira semana de maio. Porém, a data será fixada pela presidente da Comissão de Saúde, vereadora Pri Fernandes (Podemos).

Em conversa com o Informe Floripa, Pri Fernandes disse que ainda não tem data fixada. “O requerimento já foi aprovado no plenário ontem (dia 19 de março) e será feito na terceira semana de maio. Amanhã (21 de março) vamos verificar a data certa pra não chocar com outras agendas. Será feito em parceria com a Comissão da Mulher.”, disse.

Requerimento para reunião ampliada foi aprovada por ampla maioria

Semana das Mães Atípicas

A defesa das mães atípicas é feita pelo vereador há muito tempo. Em 2023 ele propôs no Legislativo Municipal um projeto de lei visando criar a Semana Municipal de Valorização e Reconhecimento das Mães Atípicas em Florianópolis. A proposta é que esse momento de reflexão seja realizado na terceira semana do mês de maio.

O vereador defende que a Semana Municipal das Mães Atípicas tem o objetivo de incentivar a realização de debates, encontros e rodas de conversa sobre a maternidade atípica; estimular a criação de políticas públicas e a promoção do acolhimento para estas mães; propiciar espaços para informar e sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas na maternidade atípica; incentivar a realização de concursos, oficinas temáticas, cursos e afins que promovam a mãe atípica e divulgar as doenças emocionais que podem surgir em decorrência desta maternidade.

“Com essa iniciativa, esperamos contribuir para o fortalecimento das mães atípicas em nossa cidade, reconhecendo seu papel fundamental na família e na sociedade, valorizando sua diversidade e sua resiliência, e oferecendo-lhes oportunidades de aprendizado, troca, lazer e bem-estar”, pondera o vereador. “Queremos que as mães atípicas se sintam acolhidas, respeitadas e apoiadas em sua jornada, que não é fácil, mas também é cheia de amor e superação”, completa Adrianinho.

O vereador explica que o projeto de lei está em tramitação e ainda não chegou ao plenário para votação dos vereadores. Por isso ele propôs antecipadamente a realização da reunião ampliada visando debater as dificuldades e sugestões para a melhoria das condições de vidas destas pessoas e seus familiares

Mas quem são as mães atípicas?

São aquelas mulheres que criam filhos com alguma deficiência, síndrome rara, enfrentando desafios e dificuldades que muitas vezes são invisíveis ou ignoradas pela sociedade. São mulheres que precisam conciliar o trabalho, a casa, os cuidados com os filhos e consigo mesmas, sem contar com o apoio adequado de políticas públicas, serviços de saúde, educação e assistência social.

Em geral são mulheres que sofrem com o preconceito, o isolamento, a sobrecarga e a falta de informação. São mulheres que, apesar de tudo isso, não desistem de lutar pelos direitos e pela qualidade de vida de seus filhos e de si mesmas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa