Em uma demonstração de solidariedade e habilidade, os alunos do curso de Cabeleireiro da Escola Profissional Santo Antônio estão cortando os cabelos dos acolhidos pela Orionópolis Catarinense. A atividade iniciou na manhã desta segunda-feira (4) com 15 cortes femininos, e na parte da tarde a expectativa é que mais 20 pessoas tenham o visual renovado. Há previsão da turma retornar na quarta-feira (6) para concluir a transformação dos 54 moradores da Orionópolis.
Essa é oficialmente a segunda ação voluntária de corte de cabelo neste ano. Em julho, a turma proporcionou o 1º Dia da Beleza para crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social de São José. Extra oficialmente, o grupo já visitou a Orionópolis para uma ação solidária há dois meses e foi convidado pelos profissionais da instituição para retornar. “Esta é uma maneira maravilhosa para nossos alunos aplicarem o que aprenderam em sala de aula e, ao mesmo tempo, fazerem a diferença na vida de pessoas que precisam”, avaliou a professora Cleandis Serratine.
O aluno Vitor Manoel Richter tem planos de abrir o próprio salão no próximo ano e aproveita todos os ensinamentos para se aprimorar. “Estamos praticando para nos tornarmos bons profissionais, mas também é fundamental exercemos a empatia e a generosidade. Um corte de cabelo pode elevar a autoestima e a confiança e isso nos motiva a continuar nesta ação”.
No curso de Cabelereiro, oferecido pela Escola Profissional Santo Antônio, os alunos aprendem diferentes técnicas de corte, coloração, tratamentos e escovação. “Os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes áreas dentro do campo da beleza e, eventualmente, escolhem uma especialidade que desejam seguir”, destacou a professora.
O curso é um dos 14 disponibilizados nas sete Escolas Profissionais de São José, mantidas pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Educação.