No auge dos seus 50 anos, a Acap (Associação Catarinense dos Artistas Plásticos) segue com a programação cultural em comemoração à data. A próxima agenda ocorre na segunda-feira que vem (27), às 15h30, com uma Roda de Conversa sobre a exposição “Combinações entre a Natureza e Artifício – Ressignificações da Obra de Pedro Paulo Vecchietti”, que está em cartaz na Galeria Municipal de Arte de Florianópolis, junto à Praça 15.
Na conversa, com as curadoras Anna Moraes e Meg Tomio Roussenq e os 21 expositores, serão discutidos o processo criativo e os conceitos usados por cada um dos artistas ao ressignificar a obra do catarinense que é um dos oito fundadores da Acap e deixou sua marca ao introduzir as técnicas das vinhetas gráficas e a tapeçaria no universo da arte.
Entusiasmado com a excelente repercussão da data, que vem reafirmando a atuação da associação, o presidente, Gelsyr Ruiz, faz um convite especial para artistas, artesãos, estudantes, pesquisadores, historiadores e demais interessados pela arte, para mais este momento especial.
Além das obras, também ocupa um espaço especial na mostra uma série de vinhetas originais de Vecchietti. Elas integram o acervo da artista visual Clara Fernandes, com quem desenvolveu um projeto em parceria no início dos anos 1990. As obras, em nanquim, foram criadas entre 1980 e 1990.
A curadora Meg informa que Clara aceitou emprestar as peças, que representam um período significativo da produção de Vecchietti e exploram as intersecções entre elementos naturais e artificiais presentes na obra do artista, enriquecendo o diálogo proposto pela exposição.
Família comovida com o reconhecimento
“A família ficou muito contente com esta homenagem da Acap. Era perceptível que as obras expostas estavam ligadas à obra do Vecchietti. Fiquei admirado quando falaram que houve um estudo de todo o grupo de artistas expositores sobre a obra do artista”, frisa um dos quatro filhos do artista, Paulo Renato Vecchietti.
Paulo Renato, junto com a mãe, Marlytt, a filha, Isadora, e o irmão Pedro Paulo Vecchietti Filho e a mulher dele, Andreia, participaram da abertura da coletiva, no início de outubro, e saíram todos comovidos com a atenção dada à sua mãe, que está com 89 anos.
“Foi um lindo reconhecimento da pessoa que permitiu que o Vecchietti transbordasse sua criatividade, cuidando do lar, dos filhos, do artista e ainda trabalhando o dia todo. Mais já vez, muito obrigado de coração da família Vecchietti.”
Quem ainda não teve a oportunidade de visitar a exposição que exalta o mestre das vinhetas gráficas e da tapeçaria catarinense, o manezinho Pedro Paulo Vecchietti, pode conferir os trabalhos até 7 de novembro, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
PARA VISITAR
Quando: até 7/11/2025, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Quanto: entrada gratuita
Onde: Praça 15 de Novembro, 180, Centro, Florianópolis
PRÓXIMOS EVENTOS DA ACAP
O quê: Lançamento do livro “Memória, Legado e Resistência – 50 Anos da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos”, de autoria da jornalista e crítica de arte, Néri Pedroso, com a autora convidada, Francine Goudel
Quando: 8 de novembro, às 15h
Onde: Instituto Collaço Paulo (rua Desembargador Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros)
Museu Victor Meirelles
O quê: Exposição “Movências: Ressignificação dos oito fundadores da Acap: Eli Heil, Franklin Cascaes, Martinho de Haro, Max Moura, Ernesto Meyer Filho, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro e Vera Sabino”.
Quando: de 19/11 a 31/1/2026
Mesc (Museu da Escola Catarinense)
Coletoras: Ressignificação das fundadoras Eli Heil e Vera Sabino
Quando: de 5/12/2025 a 31/1/2026








