spot_img
Hoje é terça-feira, 9 de dezembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAtenção contribuintes de São José: novas regras tributárias entram em vigor em...

Atenção contribuintes de São José: novas regras tributárias entram em vigor em janeiro de 2026

A Prefeitura de São José orienta contribuintes sobre mudanças tributárias que começam em janeiro

spot_img

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Receita, informa aos contribuintes que a partir de 1º de janeiro de 2026 entram em vigor algumas das principais mudanças previstas na Reforma Tributária (EC nº 132/2023 e LC nº 214/2025). Uma das alterações mais imediatas será a inclusão dos novos campos de IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) nas notas fiscais eletrônicas.

O sistema da IPM já está preparado para realizar automaticamente os cálculos exigidos pela legislação. No entanto, os campos de IBS e CBS passarão a aparecer na nota fiscal, tornando necessária a adaptação por parte de alguns contribuintes.

Para os contribuintes que utilizam Web Service (sistema próprio), as empresas que emitem nota fiscal por Web Service deverão atualizar seus sistemas para incluir esses novos campos em seus layouts. O ajuste é obrigatório para garantir conformidade com o novo padrão nacional de emissão.

Para facilitar a transição, a base de testes da IPM está disponível, basta acessar o IPM Sistemas (utilizado atualmente para emissão de NFS-e). No canto superior direito da tela, o contribuinte precisa clicar no ícone de headphone (suporte). Após isso, clicar em Notas técnicas ou Web Service. Neste campo a pessoa encontrará todas as instruções técnicas para testar a nota fiscal no novo padrão da reforma tributária.

Sistema Municipal

Mas, para quem utiliza o site da Prefeitura (emissão via sistema municipal), nada mudará. O sistema municipal já está sendo ajustado internamente e continuará realizando os cálculos automaticamente, sem necessidade de alteração por parte do contribuinte.

Para obter suporte técnico referente à implementação das novas funcionalidades e adequações exigidas no sistema IPM Sistemas (atualmente utilizado para emissão de NFS-e), o contribuinte deve acessar o IPM Sistemas (utilizado atualmente para emissão de NFS-e) e clicar no canto superior direito da tela. Após isso, deve clicar no ícone de headphone (suporte). Na nova janela que se abrirá, na parte superior, o contribuinte deve clicar em Canais de Atendimento.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa