A Atenção Especializada de São José apresentou números expressivos em 2025, refletindo a ampliação do acesso e a qualificação dos serviços ofertados à população. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Forquilhinha realizou cerca de 138 mil atendimentos, enquanto os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) contabilizaram aproximadamente 45 mil atendimentos ao longo do ano.
A Gerência de Saúde Mental avançou na organização dos fluxos assistenciais, no apoio matricial entre equipes e na articulação intersetorial, além de fortalecer ações voltadas ao cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A rede também promoveu atividades comunitárias e ações educativas de prevenção e conscientização.
Outros serviços especializados somaram 70 mil consultas nas policlínicas, 27 mil procedimentos especializados, 14 mil sessões de fisioterapia, além de 10 mil exames laboratoriais. O projeto Enxerga São José garantiu a entrega de 1.500 óculos, ampliando o acesso à saúde visual.
Segundo a secretária de Saúde, Sinara Simioni, os investimentos refletem o compromisso com um cuidado integral. “A Atenção Especializada complementa a Atenção Primária e garante que o cidadão tenha acesso ao tratamento adequado no tempo certo, com qualidade e humanização”.









