spot_img
Hoje é quinta-feira, 3 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALAulas do Projeto Inclusão Digital têm início com recorde de procura em...

Aulas do Projeto Inclusão Digital têm início com recorde de procura em 2025

Aulas iniciaram nesta segunda-feira (10), com 400 idosos inscritos para as turmas do primeiro semestre

spot_img

A Prefeitura de São José iniciou nesta segunda-feira (10) as novas turmas do projeto Inclusão Digital. Cerca de 50 idosos vão aprender sobre as funções básicas do smartphone, segurança digital, plataformas e aplicativos, incluindo geolocalização.

O projeto Inclusão Digital para Pessoas Idosas, desenvolvido pela Fundação Educacional Municipal (Fundesj), integram o Plano de Governo do Município de São José para redução das desigualdades sociais e promoção da inovação e inclusão para a sociedade digital.

A superintendente da Fundesj, Maria Helena Krüger, ressalta a importância desses ensinamentos para acesso a serviços e também para a interação social. “Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital. Então, é importante oportunizar capacitação para que as pessoas utilizem essas ferramentas de forma eficaz e segura. Para os idosos, em especial, a inclusão digital pode impactar na qualidade de vida e integração social. Ao dominar o uso dessa tecnologia, eles podem manter contato com familiares e acessar informações úteis, como notícias e serviços”.

As aulas acontecem duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino, e terão duração total de 36 horas distribuídas ao longo de seis semanas. Durante o curso, os idosos aprenderão a pesquisar na internet, configurar acessibilidade e segurança em seus dispositivos, além de utilizar aplicativos de mensagens e serviços bancários.

Maria Aparecida Soares Ferreira, moradora de Forquilhas, foi uma das primeiras a garantir sua vaga e demonstrou grande entusiasmo com a oportunidade. “Sempre quis aprender a mexer no celular sem precisar pedir ajuda para os meus filhos e netos. Agora, vou poder falar com eles por vídeo, mandar mensagens e até pagar contas pelo aplicativo. Estou muito animada!”, afirmou.

As aulas são realizadas em dois locais: no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), na Praia Comprida, e no Centro Universitário Estácio, em Barreiros. 

O Projeto

O projeto Inclusão Digital iniciou, em 2022, como piloto para aplicação e validação da metodologia de aprendizagem, em oficinas presenciais e certificação dos participantes.

O sucesso foi tanto que em 2023 o programa foi ampliado para todas as faixas etárias e mais bairros. Em 2024, além do Cati, o projeto passou a contar com  a parceria do Banco do Brasil e da Estácio de Santa Catarina. Para este ano, a expectativa é atender mais de 800  alunos.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa