Em aproximadamente 15 dias a prefeitura de São José e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) deverão assinar o contrato oficial de financiamento das obras de execução da Avenida Beira-mar de Barreiros. A informação é de um dirigente da administração municipal que vê com muito otimismo mais esse passo para tirar a tão esperada obra do papel.
O projeto já passou por várias etapas como a execução do projeto executivo, liberação das licenças ambientais e mais recentemente a aprovação do financiamento internacional através da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. São José vai financiar US$ 43,2 milhões, aplicando uma contrapartida de US$ 10,8 milhões, junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
A assinatura da adesão ao crédito externo necessário para a obra será um grande marco para São José. Com esse passo, o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) poderá partir para os tramites burocráticos finais para dar início aquela que será considerada a maior obra de mobilidade urbana de Santa Catarina.

Com a assinatura do empréstimo serão abertas as concorrências – na modalidade de Licitação Pública Internacional (LPI) – para contratação das empresas para execução do projeto e fiscalização. Assim, respeitando os prazos legais a expectativa é que antes do final do ano o prefeito consiga entregar a ordem de serviço para que as máquinas possam começar a tirar do papel o audacioso projeto.
Saiba mais
A Beira-Mar de Barreiros terá cerca de 3,7 quilômetros, e contempla uma estrutura de lazer, ciclovias e intervenções na drenagem urbana na região. A avenida inicia na região limítrofe com Florianópolis, no Rio Büchler, até a BR-101, no Rio Três Henriques, em São José.
Além do impacto urbano, a nova Beira-Mar de Barreiros deve gerar empregos, movimentar o comércio local e valorizar imóveis e negócios da região continental de São José. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu Licença Ambiental Prévia (LAP) ao projeto.
A Beira-mar de Barreiros será a grande obra que marcará o governo de Orvino e Michel em São José. Realmente, um projeto pra ficar na história. “Viabilizar uma obra desse porte é uma vitória para São José. A importância da Beira-Mar de Barreiros, a consistência dos nossos projetos e a saúde fiscal do município foram reconhecidos pelo Senado e pelo Governo Federal. Agora, mãos à obra”, declarou recentemente o prefeito.