Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da UNIMEDBeira-mar de São José recebe bebedouro da Unimed Grande Florianópolis

Beira-mar de São José recebe bebedouro da Unimed Grande Florianópolis

Estrutura instalada no estacionamento da beira-mar facilita a hidratação de quem passeia ou pratica esportes no local

O acesso à água potável é um dos bens mais valiosos do nosso dia a dia. Por se tratar de uma atividade corriqueira, o ato de beber água muitas vezes não recebe a devida importância. O consumo adequado deste líquido ao longo do dia é vital para o bom funcionamento do organismo e pode evitar problemas de saúde.
Disponibilizar o acesso à água potável em espaços públicos é uma maneira eficaz de incentivar seu consumo e promover a saúde da população.

Como forma de cuidar das pessoas e incentivar a qualidade de vida, a Unimed Grande Florianópolis presenteou São José com um bebedouro público na beira-mar da cidade.

A estrutura em madeira, com quatro torneiras de metal, foi instalada na altura do estacionamento. As laterais do bebedouro contam com recipientes baixos, apropriados para os pets. A localização é um convite à hidratação de um público amplo que passeia, pratica esportes ou faz turismo na beira-mar da cidade. A ação tem parceria da prefeitura de São José.

“Água de qualidade faz bem e a hidratação traz diversos benefícios. A beira-mar de São José recebe pessoas de diversas cidades, o que amplia o alcance do acesso a água”, explica o presidente da Unimed Grande Florianópolis, Dr. Jalmir Rogério Aust sobre a escolha da cidade. Essa não é a primeira vez que a cooperativa médica entrega serviços de saúde à população. Em Florianópolis, a Arena Unimed completou dois anos em 2024, sendo um espaço gratuito para a prática de exercício físico ao ar livre. Em apenas dois anos, mais de 15 mil pessoas praticaram esporte, por meio de 2,3 mil aulas realizadas de forma gratuita, dentre yoga, fitdance, musculação e outras modalidades oferecidas.  

Água é vital para o corpo

“A importância do consumo de água vai além de simplesmente matar a sede”, afirma a nutricionista da Unimed Grande Florianópolis, Thaisy do Livramento Vieira. De acordo com a profissional, é graças à ingestão desse líquido que diversas funções vitais do corpo humano se mantêm em adequado funcionamento. Além de ajudar a regular a temperatura corporal, a água tem o papel de facilitar a digestão, realizar o transporte de nutrientes e oxigênio às células, prevenir a constipação e atuar na função cerebral, melhorando a concentração, a memória e o humor. O resultado do consumo adequado de água também é visível na pele, que se torna mais saudável e hidratada.

A Organização  Mundial da Saúde (OMS) orienta o consumo para adultos saudáveis de, ao menos, dois litros por dia. Na literatura médica, é indicada a ingestão de 35 ml diários de água para cada quilo. Assim, uma pessoa de 50 quilos deve tomar cerca de 1,750 litro a cada 24 horas – aumentando a quantidade em dias mais quentes ou de maior transpiração.

A nutricionista alerta para a qualidade da água, e alguns elementos ajudam a identificar se ela está boa para o consumo: estar cristalina, não apresentar cheiro, nem cor ou algum elemento de matéria orgânica. “Quando não bebemos água, podemos apresentar quadro de desidratação” explica a profissional. “Além disso, pouca água pode causar dor de cabeça, irritabilidade, cansaço, cãibras e sensação de boca e pele secas, entre outros sintomas desconfortáveis”, complementa. Por isso, o ideal é consumir regularmente, e não apenas quando sentir sede. Uma dica é carregar uma garrafinha com água potável, própria para o consumo, sempre com você. E quando estiver na beira-mar de São José, aproveite para se hidratar no bebedouro que a cidade ganhou de presente. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa