Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALBeiramar Shopping realiza exposição “De Volta às Origens”

Beiramar Shopping realiza exposição “De Volta às Origens”

Sami Fawakhiri apresenta nove telas de sua nova coleção. As obras podem ser apreciadas até o dia 22 de janeiro, no piso L1.

A arte é algo que move o coração da cidade. O Beiramar Shopping sempre abre as portas para artistas catarinenses mostrarem suas obras e divulgarem suas causas. Dessa forma, até o dia 22 de janeiro vai ser possível experienciar a exposição “De Volta às Origens”,
produzida pelo artista plástico Sami Fawakhiri. Localizado no piso L1, no corredor do salão de beleza Bressan Cabeleireiro, a mostra gratuita terá nove das vinte obras pintadas por ele para essa coleção.

“Para o Beiramar Shopping eu selecionei as peças que eu tenho mais apreço, por assim dizer. Selecionei a obra ‘Miscigenação’, que é a que eu mais gosto e tive dificuldade para pintar até hoje. Foi muito difícil, desafiador e demandou muito tempo de mim. Algumas outras obras que estou levando tem aplicação de grade, que é uma grade de ferro na
frente, que são bem diferentes também. A obra ‘A Origem’, representa a origem de todas as outras obras que eu fiz dessa coleção”, explica Sami.

Para as peças apresentadas, o artista utilizou técnicas como óleo sobre tela, acrílico sobre tela e spray sobre ela. Sami ainda explora outras técnicas como desenhos, esculturas e costura. E, segundo Sami, a sua história com a arte vem desde cedo. “Minha mãe fala que desde que eu tinha uns 3 anos de idade, eu já me interessava muito pela pintura, pelo desenho, em fazer escultura. Tipo, é uma criança, vai gostar disso, só que as outras crianças brincavam com outras coisas, outros momentos, mas eu voltava sempre para essas três coisas. Tanto é que eu tenho muitos quadros que fiz aos três anos de idade”, conta.

A vida de artista plástico também iniciou muito cedo. “Fui crescendo e me interessando cada vez mais, tanto que comecei a vender obras de brincadeira, à preço de custo, entre os 7 e os 10 anos. Na mesma época fiz uma exposição em casa. Quando eu tinha 15 anos fiz uma outra no Majestic, que foi a primeira profissionalmente, e passei a vender as obras com um valor mais próximo do comum. Desde 2020 fiz mais duas exposições, e agora estarei no Beiramar Shopping”.

Arte e cultura indígena

A exposição “De Volta às Origens” tem clara influência da cultura indígena. Sami explica que “Um dia que eu estava andando no Centro, próximo ao mercado público, que tem muitos indígenas que vendem suas peças, comecei a pensar em como eu poderia ajudar eles. Vi que eles vendiam os artesanatos deles e pensei em misturar as artes deles nas minhas obras. Essa parte de misturar nas minhas obras não deu muito certo, porque tinha o perigo de acabar mofando as obras, por causa do artesanato. Só que mesmo assim eu entrei em contato com eles, fiquei um tempo com eles e pedi algumas penas. Eles acharam mais de 100 penas para mim, para montar algumas obras. Parte da verba adquirida com a
venda dessas peças é revertida para esses indígenas que me ajudaram a produzir. Assim como parte da verba das outras obras, como a dos animais, vai para uma ONG a ver com a preservação dos animais”.

As obras de Sami ainda ajudam a divulgar e ajudar as causas sociais. “A minha ideia é que as minhas coleções sempre possam ajudar, representar essa causa dentro da minha exposição para trazer mais conhecimento para as pessoas e trazer mais visibilidade para os
indígenas ou para qual for a causa. E com isso ajudar com uma parte de verba da venda das obras para os indígenas”, finaliza.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa