Camila Gomes, uma das benzedeiras mais conhecidas da Ilha da Magia, volta ao palco do Teatro da Ubro para apresentar o monólogo Roda de Benção. Mas, dessa vez, com uma participação inédita: Luiz Meira tocando ao vivo com a benzedeira. Será a noite de lançamento da música inédita “A Benzedeira” que foi revelada a Camila por seus guias mentores.
“Um dia eu estava dirigindo para casa, no final de julho, e canalizei a música com letra e uma ideia de melodia. Na hora, eu parei o carro e gravei em áudio pra depois passar pro papel”, contou Camila sobre como compôs a nova música. “Vou te visitar na salinha de benção e levo o violão para unirmos voz e violão”, foi o que a benzedeira ouviu ao pedir pro violonista, guitarrista, compositor e arranjador Luiz Meira colocar a melodia na sua letra. “Era como se faltasse uma peça para o espetáculo e agora encaixou tudo”, disse Camila.
Alguns ensaios depois e o próprio artista sentiu em participar ao vivo do espetáculo. “Minha relação com o Meira iniciou como fã e, por amigos em comum, tornou-se mais próxima”, conta Camila. De acordo com ela, desde a gravação da música “A Grande Senhora”, do EP “Saberes Ancestrais”, essa relação fez-se ainda mais próxima. “Atualmente temos uma amizade que se compõe das entregas de Benção e música”, conta.
As apresentações do projeto Roda de Benção conquistaram seu espaço. Se em um primeiro momento o espetáculo era pago, a peça passou a ser gratuita a partir da segunda apresentação e, para a terceira, a junção entre Camila e um dos artistas mais estimados de Santa Catarina é praticamente irresistível.
Além disso, as apresentações extras que antes eram seis, agora já aumentaram para nove e não só acontecerão apenas no teatro. Haverão Rodas também no Museu Cruz e Sousa e na praça XV durante a Feira de Cascaes, até o final do ano.
O espetáculo Roda de Benção com participação especial de Luiz Meira, estava marcado para o dia 21 de agosto, mas por conta da agenda do teatro precisou ser remarcado e está confirmado para a próxima terça-feira (27), às 19h, no Teatro da Ubro. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do local.
Sobre a Roda de Benção
Com o objetivo de incentivar o público a propagar o amor no seu servir, no seu Bendizer, na sua vida diária, e para dar voz às mulheres sagradas que carregam e propagam esse Bendizer, o amor nas palavras, trazendo o saber ancestral para o contemporâneo de forma artística, Camila Gomes Benzedeira sentiu em levar para o teatro a Roda de Benção. “O palco é um espaço respeitável, onde a liberdade e a arte do encontro são sagrados, este é o lugar ideal para alocar a benzedeira”, reflete Camila.
Durante cerca de 60 minutos, o público conhece cantos, rezas, pode se conectar e entrar em contato com muita cura. Segundo Camila, essa é uma experiência a ser vivida em um ritual intuído e canalizado do ato de Benzer, desde o acolhimento, passando pela Benção, pela limpeza energética e pelo firmar da benção. “Meu convite é para que todos conheçam como acontece a Benção dentro de nós”, ressalta.
A direção artística é de Vanessa Garcia e toda a proposta cênica foi pensada para encantar, mas também para ir além da benção invisível com cenário, música e cenas que apresentam o ofício de benzer numa perspectiva mais artística.
Para acompanhar toda a programação do espetáculo “Roda de Benção”, é possível acessar o perfil de Camila nas redes sociais o @camilabenzedeira. A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultural; o produto cultural é patrocinado pelo Faial Prime Suítes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura município de Florianópolis.
SERVIÇO
O que: Roda de Benção com Camila Gomes e participação especial de Luiz Meira
Quando: terça-feira, 27 de agosto de 2024
Onde: Teatro da Ubro, Rua Pedro Soares, 15 – Florianópolis/SC
Horário: 19h
Ingressos: gratuitos e devem ser retirados com 1 hora de antecedência, na bilheteria do teatro.
Produção: MAF Economia Criativa