A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, identificou um novo vazamento de esgoto doméstico em um córrego, no bairro Córrego Grande, em Florianópolis. A ação ocorreu após o recebimento de denúncia pela equipe de fiscalização que, ao chegar ao endereço, rua Manoel Rosa dos Santos, efetuou a abordagem aos moradores, executou o teste de corante na fossa do imóvel e comprovou a conexão irregular entre a tubulação residencial e um bueiro da via, que deveria escoar apenas água da chuva para o córrego, localizado do outro lado da rua. A Floram, integrante da Blitz, autuou os responsáveis e, na sequência, foi feito o bloqueio da tubulação.
Nas ruas Munster e Stuttgart, a equipe de vistoria ainda atendeu demandas de imóveis possivelmente ligados à rede coletora de esgoto inoperante da Casan. Mesmo com o uso da máquina de fumaça, não foi possível identificar irregularidades, uma vez que todos os poços de visitas e caixas de inspeções do trecho vistoriado estavam obstruídos. A Prefeitura de Florianópolis repassou a situação à Casan, responsável pela manutenção dos dispositivos.
Já no sul da ilha, na Av. Pequeno Príncipe e na rua das Corticeiras, bairro Campeche, a ação consistiu em coletar amostras de efluentes de esgoto das ETEs (estações de tratamento de esgoto) individuais. Pelo menos uma construção mista (moradia e comércio) e uma residência tiveram líquidos coletados para análise e identificação de padrões de lançamento em rede pluvial.
Foram coletadas amostras dos pontos de chegada e saída das ETEs, sendo encaminhadas ao laboratório para que sejam analisados os padrões de lançamento. Caso a estação não esteja operando adequadamente e os padrões de saída da estação não estejam atendendo as diretrizes descritas na OT 09 da Vigilância Sanitária, a equipe fará o retorno ao local e poderá autuar os responsáveis por crime ambiental, conforme a Lei Federal 9605/98.
Canais de denúncia
A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções domiciliares ou denúncias contra crimes ambientais e de saúde relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A Blitz Sanear é um programa executado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.