Na prática pedagógica do G5 matutino do Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora das Graças, localizado no bairro Bela Vista, o letramento não fica de fora. Com a supervisão das professoras Janete B.B. Olguins e Eduarda Menezes, o grupo brincou e aprendeu com as letras do alfabeto e com os números.
As professoras começaram contando a história das vogais e apresentaram as letras em formato grande e feitas de madeira para proporcionar uma experiência tátil e visual. Elas explicaram que as letras fazem parte do alfabeto e estão presentes em todas as palavras, citando a inicial do nome das crianças.
Depois dessa familiarização com as vogais, a turma organizou uma brincadeira, no estilo do tradicional pega-peixe, mas nesta pescaria do CEI os “peixes” eram vogais, preparadas pelas próprias crianças com material reciclado. Ao final da atividade, cada criança levou seu jogo das vogais para casa para continuarem pescando com os familiares.
A elaboração da proposta pedagógica foi planejada em razão do interesse das crianças e também para introduzir um assunto tão importante, já que as crianças do grupo 5 encerram neste ano a Educação Infantil e vão ingressar ano que vem no 1º ano do Ensino Fundamental.
“Abordar com ludicidade o letramento, como ferramenta de desenvolvimento da aprendizagem, garante que as crianças vivenciem situações diversificadas em contato com a escrita sem perder o foco central do cotidiano infantil que é a brincadeira”, explicou a professora Janete B.B. Olguins.