spot_img
Hoje é quinta-feira, 1 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCalendário da coleta seletiva de verdes de 2026 inicia nesta sexta (2)

Calendário da coleta seletiva de verdes de 2026 inicia nesta sexta (2)

Serviço garante destinação correta de restos de poda e integra as metas do programa Floripa Lixo Zero 2030

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, retoma a partir do dia 2 de janeiro o serviço de coleta seletiva de resíduos verdes, realizado semanalmente em diferentes regiões da cidade. A iniciativa tem como objetivo garantir a destinação ambientalmente adequada de restos provenientes da limpeza de quintais e jardins.

São considerados resíduos verdes materiais como grama, capim, folhas, flores, cascas de árvores, galhos e troncos. Após a coleta, grama, capim e folhas são utilizados na cobertura das leiras de compostagem, enquanto galhos e troncos passam por trituração e se transformam em cepilho, empregado em pátios de compostagem, no paisagismo de áreas públicas e na cobertura de hortas e jardins.

A coleta seletiva de verdes integra as metas do Floripa Lixo Zero 2030 e, mais recentemente, passou a contar com um calendário exclusivo para restos de poda, reforçando a separação correta desse tipo de resíduo e ampliando sua valorização ambiental. O recolhimento é feito por caminhões compactadores de grande porte, devidamente identificados. Moradores de locais onde o caminhão não consegue chegar podem levar os resíduos verdes até o ecoponto mais próximo. Nas áreas atendidas pela coleta seletiva de verdes, fica proibido o descarte desse material na coleta convencional.

Os resíduos devem ser dispostos no alinhamento frontal do terreno, exclusivamente na data programada para a região. Para a coordenadora da Coleta de Resíduos, Tamara Gaia, o planejamento da população é essencial para o bom funcionamento do serviço. “O calendário é fundamental para que as pessoas se organizem e façam a limpeza dos jardins próximo à data da coleta. Quando os resíduos são colocados fora do período programado, o serviço não consegue atender, o que compromete todo o sistema”, destaca.

A coleta seletiva de resíduos verdes segue regras específicas para garantir o descarte correto. Não é permitido o uso de sacos plásticos comuns, é indicado o uso de sacos transparentes ou de ráfia. Empresas de jardinagem e paisagismo não são atendidas pela coleta pública e devem encaminhar os resíduos ao Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi, onde há cobrança para grandes geradores.

“Quando conseguimos separar corretamente os materiais, ampliamos a valorização dos resíduos e reduzimos o impacto ambiental. A coleta seletiva de verdes é um exemplo claro de como pequenas atitudes, somadas, geram grandes resultados para a cidade”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick. O calendário da coleta seletiva de resíduos verdes do primeiro semestre de 2026 pode ser consultado pelo link bit.ly/coletaverdes ou pelo perfil oficial da Prefeitura de Florianópolis no Instagram.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa