spot_img
Hoje é quarta-feira, 18 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALCâmara de São José reforça prevenção das doenças inflamatórias intestinais

Câmara de São José reforça prevenção das doenças inflamatórias intestinais

Legislativo sediou Roda de Conversa sobre o tema em alusão ao mês Maio Roxo

spot_img

Na tarde desta quinta-feira (15), a Câmara Municipal de São José promoveu Roda de Conversa acerca do “Maio Roxo”, mês de conscientização e prevenção das doenças inflamatórias intestinais. O encontro foi comandado pelo presidente do Legislativo, vereador Matson Cé, portador da enfermidade desde 1994.

“Passei por cinco cirurgias e sigo tratamento com profissionais especializados. Felizmente, as coisas foram evoluindo, as medicações modernizaram”, explica Matson Cé ao recomendar ainda a realização de exames de prevenção visando a saúde.

A causa foi abraçada não só pela Câmara de Vereadores como também pelo Executivo e sociedade organizada. Estiveram na Roda de Conversa, a Secretária Adjunta de Saúde, Fabricia Martins; a Presidente da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina, Rejane de Almeida; além do Proctologista da Policlínica de Barreiros, Gilson de Souza Silvério. Foi ele quem proferiu palestra e explicou sobre a prevenção das doenças inflamatórias intestinais.

DIIs

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo convivem com DOENÇAS INFLAMATORIAS DO INTESTINO. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) estima que cerca de 1,6 milhão de indivíduos enfrentam essas doenças, sendo Santa Catarina o terceiro estado brasileiro com maior prevalência acumulada da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa.

Além dos sintomas, exames laboratoriais de sangue e fezes, colonoscopia com biópsia, tomografia e ressonância magnética auxiliam no diagnóstico correto e no início do tratamento precoce.

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal é celebrado em 19 de maio, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa