A Camerata Florianópolis traz mais uma novidade para a Capital catarinense: o curso “Formação de Plateias”. Ministrada pelo compositor, pianista e professor Alberto Heller, as aulas iniciam no dia 11 de agosto, das 19h às 21h, na sede da orquestra no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. O curso é totalmente gratuito, contendo 10 encontros – dois por semana – e ao final, o estudante receberá o certificado de participação. Com vagas limitadas, os interessados devem fazer a inscrição pelo site https://www.camerataflorianopolis.com.br/formacaodeplateias.
A formação, que tem como objetivo principal sensibilizar, educar e preparar o público para apreciar, compreender e se envolver com diferentes manifestações musicais, é voltada para estudantes do ensino público da Grande Florianópolis (Ensino Médio, EJAs e Universitários).
O professor Alberto Heller afirma que o curso vai oferecer subsídios para a compreensão e melhor fruição não apenas da música dita “clássica”. “Vamos trabalhar a linguagem musical enquanto elemento essencial na formação cultural de nossa sociedade, sempre pensada numa perspectiva humanística ampla e abrangente, indo além da música dita ‘clássica'”, explica.
PONTOS IMPORTANTES A SEREM TRABALHADOS:
– Diferença entre escuta passiva e escuta ativa;
– Elementos básicos da música (ritmo, melodia, harmonia, timbre, forma);
– Como identificar estilos e gêneros musicais;
– Breve panorama da história da música;
– Música e sociedade: o papel da música em diferentes épocas e culturas;
– Principais movimentos musicais e seus impactos sociais;
– O que é uma experiência estética musical;
– Discussão sobre sensações, emoções e interpretações pessoais;
– Atividades interativas como ouvir e discutir obras;
– Diferença entre concertos clássicos e populares;
– Etiqueta e comportamento em diferentes tipos de eventos musicais;
– Projetos de democratização do acesso à música; e
– O papel das escolas, ONGs e grupos culturais.
Segundo a produção do projeto, em breve, será aberta uma segunda turma na sede da Camerata Florianópolis e, ainda neste semestre, o curso será levado para dentro de duas escolas públicas da Capital.
SOBRE ALBERTO HELLER
O compositor, pianista, professor e pesquisador Alberto Andrés Heller nasceu em 1971 em Buenos Aires, Argentina, mudando-se com sua família em 1973 para Curitiba e naturalizando-se brasileiro em 1989. Foi em Curitiba que iniciou seus estudos de música, estudos que prosseguiram na Alemanha em 1993. Graduado e pós-graduado como pianista concertista pela renomada Escola Superior de Música ‘Franz Liszt’ em Weimar, Alemanha (1993-1998), é mestre em Educação (UFSC, 2001-2003) e doutor em Literatura (UFSC, 2004-2008). Heller reside desde 2000 em Florianópolis.
Há vários anos Heller vem ministrando cursos, palestras e seminários em diversas cidades do Brasil e da Alemanha, atuando também em festivais, oficinas e concursos (atuou como jurado em mais de trinta concursos nacionais e internacionais de piano, coros e orquestras). Paralelamente à prática musical, seu interesse vem se voltando há muitos anos para os estudos interdisciplinares, especialmente nas áreas de arte, filosofia e psicoterapia (possui formação como Gestalt-Terapeuta no Instituto Müler-Granzotto em Florianópolis).
Com produção de Pablo Assi e coordenação geral de Maria Elita Pereira, o curso “Formação de Plateias” é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, via Lei Rouanet.
SERVIÇO
O QUÊ? Camerata Florianópolis lança curso de formação de plateias para estudantes do ensino público da Capital
QUANDO? As inscrições iniciam nesta segunda-feira (4) e as aulas terão início no dia 11 de agosto e serão realizadas duas vezes por semana, das 19h às 21h
ONDE? O curso acontece na sede da Camerata Florianópolis – Rua Joe Collaço, 708, bairro Santa Mônica
QUANTO? GRATUITO
INFORMAÇÕES? No site – https://www.camerataflorianopolis.com.br/formacaodeplateias