A candidata a vice-prefeita de Palhoça, Dayana Guimarães (UB), que compõe a chapa de Luciano Pereira (PSD) sofreu um grave acidente nesta terça-feira (17), no bairro Pedra Branca. Seu marido, o deputado estadual, Sérgio Guimarães (UB), informou no final do dia que ela passa bem, assim como os dois filhos do casal, que estavam no mesmo carro que a mãe.
De acordo com o deputado, Dayana foi encaminhada ao Hospital Regional, onde passou por exames na sala de tomografia para avaliação detalhada. Como escoriação mais grave restou apenas marcas do Airbag em seu rosto. Já as crianças foram encaminhadas ao Hospital de Caridade, mas sem maiores complicações.
O acidente aconteceu em uma movimentada via no bairro Pedra Branca. O veículo Jeep Compass que Dayana colidiu contra um poste de energia elétrica, que, com o impacto, chegou a cair.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
BO contra fake news
A candidata a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PL) está sendo vítima de disparo em massa com conteúdo de fake news. A coordenação de campanha reuniu as provas de vários números de celulares que receberam o conteúdo. Um Boletim de Ocorrência por ameaça, calúnia, injúria ou difamação foi registrado na Delegacia de Polícia Virtual de SC.
De acordo com a coordenação de campanha, os ataques vêm sendo direcionados de um determinado número de telefone, distribuído em massa para um grande número de pessoas via whatsapp. Os conteúdos trazem recortes de entrevistas concedidas por Adeliana e retiram os vídeos de contexto no intuito de denegrir a imagem da candidata perante o eleitorado.
Além da investigação policial, o jurídico da campanha também tomará medidas perante a Justiça Eleitoral, visto que trata-se de fake news de conteúdo já publicado por portais de notícias e redes sociais de Santa Catarina. Acredita-se inclusive que restará até uma apuração nestes perfis.
Nova pesquisa quaest
A NSC publicou em suas plataformas nesta terça-feira (17) mais uma rodada de pesquisas da Quaest. O levantamento mostra praticamente o mesmo cenário da primeira pesquisa realizada pelo mesmo instituto, em 27 de agosto, portanto antes do início do período de horário gratuito de propaganda eleitoral.
A nova pesquisa mostra pequenas oscilações dos candidatos, sempre dentro da margem de erro. O prefeito candidato à reeleição, Topázio Neto (PSD) subiu de 40% para 43% e o segundo colocado, Dário Berger (PSDB) perdeu um ponto percentual, aparecendo com 15%, empatado tecnicamente com o terceiro colocado, Marquito (PSOL) que foi de 13% para 14%. Já Lela do PT aparece com 6% e Pedrão está com 5%.
Os demais dados da pesquisa podem ser consultados nas plataformas da NSC. A pesquisa foi contratada pela NSC e ouviu 852 pessoas entre 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-09567/2024.
Cenário inalterado
O que mais chamou a atenção na nova rodada da Quaest foi justamente o cenário completamente inalterado em relação ao primeiro levantamento divulgado há 22 dias. Nesse recorte de tempo tivemos quase 20 dias de propaganda gratuita; tivemos um tiroteio antecipado entre as candidaturas de Topázio e Dário; tivemos atividades de campanha de rua. Tivemos tudo isso e a pesquisa mostra que o eleitor tocou sua vida indiferente ao jogo eleitoral.
Decisão derradeira
Experientes analistas políticos têm reforçado cada vez mais esse quadro revelado pela Quaest, de que boa parte do eleitorado começa pensar em decidir seu voto somente nas semanas ou dias próximos ao pleito. Todo esse jogo até agora serviu apenas para os candidatos tentarem chamar a atenção do eleitor para a eleição. Tudo dia ele é provocado, instigado, mas vai decidir seu voto só lá na frente. É quase como se tudo que foi feito até agora, de nada valeu.
No limite
A boa notícia que a nova rodada da Quaest traz para a campanha de Topázio Neto é que o prefeito tem uma candidatura consolidada na casa dos 40% das intenções de voto na estimulada e dos votos válidos beira os 50%, considerando a margem de erro. Em outras palavras, está no limite para matar a fatura em primeiro turno. Para isso precisará dar um gás no seu exército de rua, visto que conta com a mais forte chapa de candidatos a vereador.
Sem desidratar
Já para Dário e Marquito a boa notícia é que ambos se mantém estabilizados, ambos na casa dos 15% e com condições de carimbar a presença num eventual segundo turno. Nenhum deles desidratou até esse estágio da campanha. Agora, depende do sprint final de cada um para: primeiro, forçar o segundo turno; segundo, estar nele.
PSD é alvo da direita
Cresce entre militantes de direita uma campanha Brasil afora contra o PSD, partido de Gilberto Kassab e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A postura governista (pró governo Lula) já incomodava muito. Mais recentemente a rejeição à sigla cresceu com a campanha em busca de apoio pelo impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Vários perfis na internet, principalmente do deputado federal por Goiás, Gustavo Gayer, estão divulgando que entre os senadores indecisos e que ainda não assinaram favoráveis ao impeachment, há 29 senadores e destes, 14 são do PSD.
Para lideranças como Gayer, o PSD é mais nocivo aos planos da direita nacional que os próprios partidos de esquerda, pois fica em cima do muro e não deixa avançar pautas caras para a direita conservadora do Brasil.
Veja aqui o vídeo do deputado Gustavo Gayer: https://www.instagram.com/reel/C__apHyMtXT/?igsh=MXJzOXo1c2duamt3cQ==
Marquito reúne apoiadores
A 20 dias do primeiro turno das eleições, uma das prioridades da campanha de Marquito (PSOL) à prefeitura de Florianópolis tem sido intensificar a mobilização para garantir votos e a consequente chegada no segundo turno. No último final de semana, o candidato e a vice na chapa, Cláudia Zininha, reuniram apoiadores, debateram propostas de governo e articularam ações para o período que antecede o dia 6 de outubro.
“Temos falado sobre as nossas propostas e também ouvido muito as pessoas das comunidades com as quais nos reunimos. Na verdade, é a continuidade de um trabalho que já vínhamos realizando desde a pré-campanha, quando fizemos 17 plenárias para receber demandas da população e incluí-las no nosso plano de governo”, disse Marquito. “Encontrar as pessoas, sentir de perto a animação e o comprometimento com a nossa campanha renova nossas energias diariamente”, comentou.
Segurança do sul da ilha
Os candidatos à prefeitura de Florianópolis, pelo Progressistas, Pedrão e Pontes apresentaram o projeto de segurança para os moradores do Sul da Ilha, nesta terça, dia 27. Entre as propostas está a construção do quartel da Polícia Militar na região. O terreno para a construção já existe e os projetos já foram apresentados e aprovados. Os candidatos também se comprometem na busca para aumentar o efetivo que atua na região junto ao Governo Estadual.
O coronel Marcelo Pontes ressalta a importância de construir o quartel: “Nós vamos olhar para o sul da ilha no sentido de construir no quartel que eu já busquei quando estava no comando do 4º Batalhão, a construção da sede própria da Polícia Militar que será uma referência da segurança para os moradores e aqueles que usam o sul da ilha. Uma referência onde as pessoas possam ser atendidas, e que também sirva para dar condições de trabalho, principalmente aos policiais militares que trabalham na região, que hoje estão em uma situação totalmente desconfortável”.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9