Por meio de seu Trato Pela Lagoa, a CASAN está promovendo uma série de atividades de educação ambiental para crianças da escola municipal João Francisco Garcez, do Canto da Lagoa. A iniciativa integra as atividades de produção cultural, educação ambiental e mobilização realizadas pelo Programa Ambiental da Companhia.
Com o título de Cardápio de Saberes, a iniciativa conta com quatro atividades que podem ser apresentadas para crianças das turmas de terceiro e quarto ano. O Cardápio dos Saberes está sendo divulgado em escolas da região, que devem fazer contato com a equipe do Trato para solicitar as ações (veja contatos abaixo).
Cientista Maluco e Cine Escola
Entre as atividades está a apresentação do programa Trato Pela Lagoa com performance do educador ambiental Pedro Rocha e seu personagem Peter Piper. O “cientista maluco” conversa com as crianças sobre o significado da palavra “trato” e a importância de proteção da Lagoa da Conceição.
A segunda atividade é a “Contação de História”, uma apresentação musical e poética elaborada pelo artista Felipe Ferro que conta uma nova versão da lenda da criação da Lagoa da Conceição e Lagoa do Peri e ensina sobre preservação ambiental de forma lúdica.
O Cine Escola é a terceira atividade do Cardápio de Saberes. Nela, o projeto Cine Kombi Clube, idealizado pela educadora ambiental Camila Ayroza e o produtor cultural Thyago Bezerra, exibem uma seleção de curtas-metragens às crianças das turmas do 3° ano, todos com temática ambiental.
A última atividade programada será a Simulação de Inspeção. A equipe de campo do Trato Pela Lagoa vai até a escola para simular uma visita técnica de inspeção. As crianças vão usar os rádios de comunicação e os corantes para identificar se as instalações sanitárias da escola estão funcionando regularmente.
“O propósito é alcançar as próximas gerações de moradores da Lagoa. Por meio da educação é possível ensinar desde pequeno a importância da preservação ambiental”, afirma Pedro Rocha, membro do Trato Pela Lagoa, responsável pela organização das atividades de educação ambiental. “E, quem sabe, as crianças ainda possam convencer os pais a repensarem suas práticas ambientais e agendarem uma inspeção com o programa no bairro”, finaliza.
Trato Pelo Lagoa
O programa é direcionado a inspeções sanitárias, fiscalização, orientação técnica gratuita, educação ambiental e mobilização social exclusivamente na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
Realizado pela CASAN, tem como objetivo, a partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações de conscientização, regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição. A execução é da ECHOA Engenharia.
O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Av. das Rendeiras, n. 330, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 9 9192-4157 (WhatsApp).
Fotos: Tito Pereira/Trato pela Lagoa