Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALCasan realiza nova oficina sobre lixo orgânico com estudantes de Florianópolis

Casan realiza nova oficina sobre lixo orgânico com estudantes de Florianópolis

A atividade aconteceu com alunos do 6° ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira na última quinta-feira (11)

Em mais uma ação do projeto socioambiental das obras de esgotamento sanitário no bairro João Paulo, em Florianópolis, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realizou uma nova oficina sobre lixo orgânico para estudantes. A atividade aconteceu com alunos do 6° ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira na última quinta-feira (11).

A oficina já havia acontecido em março em uma escola do bairro Monte Verde, que também vai receber a nova rede coletora de esgoto. Durante o encontro, os educadores ensinam os estudantes a produzir as chamadas composteiras. São recipientes feitos em casa, em que o lixo orgânico é decomposto e transformado em adubo. As composteiras podem ser feitas reutilizando garrafas PET, caixas ou outros materiais.

Restos de alimento, cascas de frutas, legumes e vegetais, que seriam descartados no lixo, podem ser depositados intercalados com uma camada de  camada grossa de serragem, folhas secas ou grama. A decomposição dos restos de alimento produz um composto orgânico rico em nutrientes que pode ser utilizado como adubo em vasos, hortas e jardins.

“A atividade é uma forma lúdica das crianças compreenderem o ciclo de vida dos resíduos orgânicos e se tornarem mais conscientes dos impactos ambientais do lixo e da importância de práticas sustentáveis”, explica a bióloga e educadora ambiental Maria Júlia da Rosa, responsável pelo desenvolvimento das atividades do programa de educação ambiental das obras.

As ações foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria Municipal de Educação e serão executadas ao longo de todo o processo de instalação da infraestrutura. As obras de implantação do SES nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande têm investimento total de 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa