A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está oferecendo treinamentos gratuitos para a capacitar encanadores, pedreiros e outros profissionais interessados no serviço de ligação de rede de esgoto. O Curso se Liga na Rede visa treinar os profissionais a instalação de forma legalizada e segura, dando mais qualidade para o cidadão que necessitar do serviço de ligação de rede de esgoto.
Até o momento, 18 municípios possuem profissionais capacitados que podem fazer o serviço, a meta da companhia é que haja treinamentos em todo o estado, entregando uma lista de profissionais capacitados. É possível encontrar os municípios e contatos de cada profissional clicando neste link.
O diretor da Casan, Edson Moritz Martins da Silva, explica a importância do treinamento e como os profissionais qualificados irão auxiliar no trabalho da companhia e entregar mais segurança para os cidadãos. “Valorizamos a capacitação do indivíduo interessado para que possa especializar ainda mais o seu trabalho, melhorando a sua receita e realizando um serviço profissional e de segurança”.
O engenheiro civil Antonio Marcos Valdes Indo esteve presente no treinamento e comenta como a atenção da Casan para capacitar os profissionais da área, faz com que seja entregue um trabalho com mais segurança. “Fomos orientados com diversos exemplos e explicações de como solucionar esse problema que estamos enfrentando. Mesmo eu estando na área de engenharia há 15 anos, com certeza irei utilizar o que aprendi hoje no meu trabalho”.
Orientação à comunidade
Além do treinamento com os profissionais, a Casan também está instruindo a comunidade a ligar para os técnicos qualificados. Um exemplo é o atendimento realizado ao lado do Rio do Brás, no Bairro de Canasvieiras em Florianópolis, onde há a instrução de como contratar os serviços qualificados de conexão dos imóveis à rede de coleta de esgotos da companhia e também tiram dúvidas dos interessados.
Esse atendimento se torna importante para o conhecimento do cidadão que deseja realizar a ligação de esgoto, sem que contate serviços de terceiros que possam trazer danos ambientais à região.