Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou que a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades. O Brasil está entre os países que comandam essa estatística, sendo que 59% da população pesquisada tem depressão e 63% ansiedade, conforme dados de uma pesquisa efetuada pela Universidade de São Paulo (USP). Esses índices alertam as empresas para redobrar o cuidado com a saúde mental dos funcionários e encontrar o equilíbrio emocional. Este é o tema do painel que André Machado Junior, CEO da ASQ, participa nesta terça-feira (23), no Congresso de Saúde Suplementar, que integra a Feira Hospitalar 2023 – a maior da área na América Latina. O evento é presencial na São Paulo Expo a partir das 15h.
Um estudo realizado pela The School of Life, em parceria com a Robert Half, mostra que as doenças mentais influenciam no desenvolvimento dos funcionários. Eles podem ter dificuldades para realizar tarefas, se sentirem frustrados e até criar conflitos na equipe. Além disso, 97% das pessoas entrevistadas pelo ranking Great Place to Work acreditam que a saúde mental é relevante na gestão de pessoas, mas mais da metade (64%) diz que as empresas em que trabalham não oferecem benefícios para atendimentos psicológicos e psiquiátricos.
A mesa A Busca pelo Equilíbrio Emocional tem como objetivo mostrar a importância de equilibrar as ações e tomadas de decisões pelos prestadores, operadoras, seguradoras e empresas especializadas em saúde. Profissionais do setor debatem como as empresas podem apoiar o tratamento psicológico e psiquiátrico, além de gerar programas e sistemas para auxiliar nesse processo.
“O equilíbrio emocional é um conjunto de fatores como genética, hábitos, acesso à saúde e também o ambiente. Assim, as empresas precisam saber que também são responsáveis por promover a saúde mental de seus funcionários. Afinal, quanto mais saúde, mais qualidade de vida pessoal e no trabalho”, afirma o CEO da ASQ, André Machado Junior.
Sobre o evento