O Colégio Salvatoriano Fátima comemora um feito inédito na trajetória acadêmica: a conquista de três medalhas de Cristal na 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Organizada pela Unicamp, a competição é considerada uma das maiores do país na área do conhecimento e, em 2025, reuniu 57.100 equipes inscritas em nível nacional e 1.229 em Santa Catarina. Das oito que chegaram à fase final representando o estado, três eram formadas exclusivamente por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Fátima, premiadas entre as 352 com melhor desempenho no Brasil – pouco mais de 0,5% do total.
A edição deste ano trouxe como tema o uso da inteligência artificial no ensino da História. Na final, realizada na Unicamp, os estudantes enfrentaram três questões discursivas que exigiam análise crítica do uso da internet a partir da perspectiva do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ao longo de sete fases distribuídas em quatro meses, os participantes percorreram uma jornada de estudos intensos, com debates e resolução de questões interdisciplinares.
Desde 2019, o Fátima participa da ONHB, e este ano foi a quinta vez em que a escola subiu ao pódio. “Mais do que medalhas, o resultado simboliza a força de um trabalho coletivo que envolve a dedicação dos alunos, o incentivo dos professores e o apoio das famílias. Em meio a dezenas de milhares de equipes concorrentes, estar entre os premiados mostra que compromisso, seriedade e paixão pelo conhecimento podem transformar o aprendizado em conquistas concretas”, resume o diretor Izaltino Cesar Gamba.