Com 225 mil inscritos de todo o país, nove estudantes do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, de Florianópolis, garantiram lugar na Final da 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A competição é uma das mais prestigiadas iniciativas educacionais do país, reconhecida por estimular o pensamento crítico e a reflexão histórica entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A final acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, no campus da UNICAMP, em Campinas (SP), reunindo apenas 300 equipes de todo o Brasil, sendo três delas do Colégio de Fátima.
Entre os destaques está a equipe “Herdeiros do Caos”, que conquistou a maior nota de toda Santa Catarina: 3.873,40, sendo que a máxima é 4.000. Também seguem para a final as equipes “Cuscuz com Ovo” e “Temporal Tá Vino”, que levaram criatividade, estratégia e profundidade de análise a cada uma das seis fases da disputa, que contou com 57 mil equipes inscritas. A representatividade catarinense chama a atenção também pelo desempenho proporcional: Santa Catarina teve 1.500 equipes inscritas, enquanto São Paulo contou com mais de 16 mil. Mesmo assim, SC levará 8 equipes à final, contra 11 de SP.
“Fazer história não é apenas lembrar o passado, é dar sentido ao presente e construir o futuro. Esse é o espírito que move os finalistas”, afirma o professor Weber Campos, que acompanha os estudantes nessa jornada.
A ONHB propõe uma jornada intensa de aprendizado, que passa por interpretação de documentos históricos, mapas, imagens e fontes diversas, relacionando temas do passado com questões contemporâneas. A proposta vai além da competição: trata-se de uma experiência formativa que transforma o modo como os estudantes enxergam a história do Brasil e seu papel na sociedade.
O sucesso das equipes finalistas do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima tem como base o projeto interno Turma Olímpica, que integra o cotidiano escolar e promove, desde o 5º ano do Ensino Fundamental, o aprofundamento dos estudos com foco em várias olimpíadas de conhecimento existentes no país, entre elas a de História. Essas competições, popularizadas no Brasil a partir da segunda metade dos anos 90, funcionam como uma importante via de promover, testar e premiar os jovens brasileiros pelos estudos, pesquisas e conhecimentos em determinadas áreas.
Weber ressalta que a classificação para a fase final deste ano é um marco não só para o colégio, mas para toda a educação catarinense: “Precisamos reconhecer o empenho dos estudantes e educadores que fazem da sala de aula em SC um espaço de investigação, engajamento e transformação”.
OS NÚMEROS DE SC
A trajetória de Santa Catarina na ONHB em 2025 foi marcada por uma acirrada seleção:
- 1.229 equipes participaram da Fase 1
- 971 na Fase 2
- 569 na Fase 3
- 235 na Fase 4
- 52 na Fase 5
- Apenas 8 chegaram à Fase 6, a final, sendo 3 do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima