Projeto que prevê maior participação dos pequenos negócios nas licitações públicas é aprovado no Senado
O Plenário do Senado aprovou no dia 27/05 o projeto de lei complementar que estimula a contratação de micro e pequenas empresas em processos de licitação pública. O PLP 234/2020, de autoria do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), será encaminhado à Câmara dos Deputados.
A proposta também determina que a administração pública exija dos licitantes — quando cabível — a subcontratação de micro ou pequenas empresas para a aquisição de obras e serviços. “A maior participação dos pequenos negócios nas licitações públicas é uma bandeira da Ampe Metropolitana”, lembrou o presidente Ivam Michaltchuk.
Fonte: Agência Senado
—— ARTIGO ——
Empreendedorismo Jurídico: ocaminho para o sucesso na advocacia contemporânea

Edna Andréia Werner
Advogada
Coordenadora Núcleo Jurídico da Ampe
Vivemos em um cenário de constantes transformações e a área jurídica não é exceção. O modelo tradicional de advocacia, por si só, já não atende plenamente às demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. É nesse contexto que a figura do advogado empreendedor emerge como um diferencial crucial.
Não basta apenas dominar o conhecimento técnico-jurídico. Hoje, o sucesso na advocacia exige uma visão estratégica, a capacidade de identificar oportunidades, de inovar na prestação de serviços e de gerir seu próprio negócio de forma eficiente. Isso significa entender de marketing jurídico, de gestão financeira, de relacionamento com clientes e, principalmente, de se adaptar às novas tecnologias e tendências.
A necessidade crescente de atualização na área jurídica é inegável. Leis e regulamentações mudam em ritmo acelerado, novas áreas do direito surgem e a tecnologia redefine a forma como trabalhamos. O advogado que não se mantém atualizado corre o risco de ficar para trás. O empreendedorismo jurídico, nesse sentido, também envolve a busca contínua por conhecimento e qualificação, seja por meio de cursos, seminários, pós-graduações ou do networking com outros profissionais.
O Núcleo Jurídico da Ampe foi criado há pouco menos de dois anos, com o objetivo de apoiar e fortalecer os micro e pequenos empreendedores de nossa região, incluindo, é claro, os advogados. Temos um grande interesse e preocupação com a qualificação dos advogados de Florianópolis e região, pois acreditamos que a evolução da nossa classe profissional impacta diretamente o desenvolvimento econômico e social da nossa comunidade.
Para isso, o núcleo promove regularmente palestras de capacitação para os advogados nucleados e associados à Ampe. Além disso, no ano passado, realizamos o primeiro Workshop de Empreendedorismo Jurídico, sob a coordenação do Dr. Rodrigo Martins Elias, que foi um grande sucesso. Devido à excelente repercussão, já estamos organizando a segunda edição do evento para outubro de 2025.
Convidamos a todos os advogados que se identifiquem com essa visão a se juntarem a nós. A Ampe está de portas abertas para novas ideias, parcerias e para a construção de um futuro mais promissor para a advocacia catarinense.
—— AMPE EM AÇÃO ——
– A Ampe Metropolitana, em parceria com a Casa do Empreendedor, participou do Esquenta Semana do MEI – Edição Continente, no dia 22/05. O evento levou uma série de serviços gratuitos de atendimento ao MEI, pensados para quem deseja se formalizar ou já atua como Microempreendedor Individual.

– Foi um sucesso a criação do Núcleo de Gastronomia da Ampe, no dia 20/05, com o objetivo de impulsionar o setor de alimentação e valorizar os profissionais que fazem a diferença na cozinha, no campo e no mercado. O evento foi marcado pelas palestras “Gastronomia catarinense: tendência”, com o chef Narbal Corrêa, “Financiamento e soluções financeiras para negócios da gastronomia”; com um representante da Cresol e “Associativismo como estratégia para fortalecer negócios gastronômicos”, com a participação da Fampesc e Sebrae.

– A Ampe Metropolitana prestigiou a posse da nova diretoria da Ampe Balneário Camboriú e Camboriú. no dia 20/05. Representaram a entidade o presidente Ivam Michaltchuk, o diretor secretário Silvio Marcolongo, a coordenadora administrativa/financeira Mariana Estruc e a coordenadora dos Núcleos, Andreia Freitas.
– O XVIII Encontro Nacional de Lideranças das MPEs, realizado na sede do Sebrae, em Curitiba, no dia 21/05, e o ENAMPE, no dia 22/05, tiveram a participação da Ampe. Entre os temas debatidos, destaque para “Inteligência Artificial aplicada as MPEs”. Santa Catarina marcou presença com mais de 20 representantes das Ampes e da Fampesc. A realização foi da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais.

– O Núcleo Jurídico realizou no dia 22/05 uma reunião preparatória para o 2º Workshop Jurídico, e após a reunião, debateu o tema “Gestão de milhas”, com a palestrante Shaiane Bavaresco.

– O Núcleo de Mulheres da Ampe realizará a palestra “Descomplicando a Gestão para o Sucesso do Seu Negócio”, com dicas práticas da consultora Débora Telles Fonseca para melhorar a gestão da sua empresa. O evento gratuito será na Ampe, no dia 11/06,, das 14h às 17h. Haverá ainda pitchs de negócios, coffee e muito networking. Inscrições pelo link: bit.ly/descomplicandoagestaoparaosucesso.
– Os diretores Mauricio Pereira e Silvio Marcolongo representaram a Ampe no evento Lef Experience, apoiado pela entidade e realizado dia 31 de maio, na Aemflo – CDL, em São José.

