spot_img
Hoje é sexta-feira, 9 de maio de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da AMPEColuna da AMPE edição de 31 de março de 2023

Coluna da AMPE edição de 31 de março de 2023

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o jornal Informe Negócios

spot_img

Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas marca 13 anos da Ampe

Os desafios e oportunidades para os pequenos negócios na região estarão em debate no Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas, no próximo dia 11 de abril, das 13h às 18h, no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento marca os 13 anos de fundação da Ampe Metropolitana, criada no dia 9 de abril de 2010. Na atividade, além de palestras, os poderes públicos municipais, estaduais e federais terão espaço para apresentar políticas públicas voltadas à melhoria do ambiente de negócios e ao tratamento diferenciado ao segmento que mais gera emprego em todos os níveis. Veja como se inscrever no QR Code do anúncio, na imagem acima.

Entidade está na história de Florianópolis

A trajetória da Ampe Metropolitana faz parte das histórias contadas no livro “350 anos de Florianópolis”, lançado no dia 22, no Costão do Santinho, com a presença do prefeito Topázio Neto e do vice-presidente da entidade, Piter Santana. Para os pequenos negócios, maiores geradores de emprego da cidade, a Ampe conquistou, por exemplo, o Programa Juro Zero Floripa. Parabéns, Florianópolis, por seus 350 anos!

MEI tem mudança na emissão de notas fiscais

Os microempreendedores individuais que emitem notas fiscais para pessoas jurídicas deverão seguir um novo padrão nacional. A partir do dia 3 de abril, não será mais possível a emissão dos documentos pelo site da Prefeitura de Florianópolis. Todos o MEIs do Brasil devem emitir suas notas diretamente no portal gov.br/nfse ou pelo aplicativo NFSe Mobile para comprovar a prestação de serviços. Os MEIs devem realizar seu cadastro no site www.nfse.gov.br/EmissorNacional. Em caso de dúvida,  entrar em contato com a Casa do Empreendedor: contato.empreendedor@pmf.sc.gov.br.

O que as micro e pequenas empresas devem esperar de 2023

Além do cenário de desaceleração econômica, o Brasil convive com taxas de juros altas, principalmente devido às insolvências de bancos e financeiras, que encarecem os empréstimos. Assim,  o ano começou bastante desafiador, principalmente para as micro e pequenas empresas.

“Estamos diante de um cenário de aumento das insolvências, superando o recorde de 6,4 milhões de empresas abrindo o ano de 2023 nessa situação”, lembra Piter Santana, empreendedor e vice-presidente da Ampe Metropolitana. O aumento no número de pedidos de recuperação judicial nos últimos três anos mostra que a insolvência atinge não só as micro e pequenas empresas, mas também as médias e grandes.

“Notamos alguma estagnação na demanda por crédito após a pandemia, pois, afinal, os projetos de investimento em expansão e modernização acabam sendo suspensos diante de uma economia estagnada. O desafio é ter uma abordagem mais inteligente e seletiva de planejamento, compras, formação de estoque e gestão de caixa, aconselha.

MEI: cuidado com golpe boleto falso

Depois dos golpes da cobrança de anuidades em associações e sindicatos, vieram o da marca registrada, certificação digital, empréstimo de banco. Agora o “novo” golpe contra os MEIs é o do boleto falso, com o envio de e-mails falsos e até mesmo correspondência por correio, com falsas cobranças de pendências junto à Prefeitura, Receita Federal, Simples Nacional ou afins. Por isso, a Ampe alerta: ao abrir sua nova empresa, fique atento, pois os novos MEIs são os mais visados pelos golpistas.

ARTIGO

Conquistas contribuem para melhorar os pequenos negócios

Ivam Michaltchuk

Presidente da Ampe Metropolitana

Neste dia 9 de abril a Ampe Metropolitana comemora seus 13 anos. Este ano também completamos um ano da nova gestão, na qual cumpro a missão de ser o presidente. Se existe uma palavra que define este primeiro período, eu diria que é aprendizado. Assumir uma entidade com a importância da Ampe Metropolitana, que representa mais de 200 mil pequenos negócios, nos 22 municípios da região, é um desafio e uma responsabilidade. Cada passo tem que ser dado de acordo com o aprendizado adquirido. Com o apoio de toda a diretoria, caminhamos juntos para atingir resultados muito expressivos, como você pode ver nesta página.

Destaco duas grandes conquistas. A primeira é a plataforma de educação a distância EducAmpe, com mais de uma centena de associados que já concluíram ou estão cursando algum dos quase duzentos cursos oferecidos gratuitamente pela Ampe. Outro avanço é a participação no projeto Ama, em que zeladores e monitores ambientais fazem a limpeza das suas áreas e educam moradores, entre outras ações. A Ampe atua como apoiadora operacional e parceira da Smart Citizen, que é a gestora do programa junto à prefeitura Municipal de Florianópolis.

Vale ressaltar ainda a continuidade de ações como o Circuito Ampe e o fortalecimento da representatividade, com a reorganização dos núcleos setoriais. Temos projeto para criar pelo menos três novos núcleos, sendo que dois deles devem ser o de artesanato e também o de turismo e gastronomia. Atualmente, temos os núcleos de motoristas de aplicativo, dos instaladores e das escolas particulares. Vamos criar um regulamento para cada núcleo atuar efetivamente como uma extensão da entidade, que vai apoiá-los para montar um calendário de atividades para o ano todo, com eventos, capacitações e palestras, entre outras.

Neste segundo ano de gestão, vamos retomar as capacitações dos bairros, com a atuação da nossa Kombi da Ampe, para orientar, receber demandas e dar assistência aos empreendedores. Com a soma de tudo isso, certamente estaremos contribuindo muito para um ambiente mais favorável para os MEIs, pequenos e médios negócios.

AMPE EM NÚMEROS

Veja as ações da Ampe Metropolitana em cada um de seus cinco pilares, realizadas nos últimos cinco anos. No total, foram 1.267.

CURTAS

  • A Ampe Metropolitana acompanhou o evento de apresentação do Prêmio e Índice de Cidades Empreendedoras 2023, segunda-feira (27). Florianópolis e Joinville ficaram com o 2° e 3° lugares entre as cidades mais empreendedoras do país, enquanto Indaial e Luzerna ganharam destaque pelos projetos de desburocratização e inovação.
  • A Assembleia Geral Ordinária da Ampe foi realizada dia 18, na sede da entidade e online, com a participação da diretoria, conselho fiscal e associados. Na pauta, a prestação de contas de 2022, com apresentação do Balanço Geral e Demonstração de Resultados, ambos aprovados por unanimidade.

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa