Com sapateadores internacionais e profissionais de destaque no Brasil, Santa Catarina vai sediar, no feriadão de Tiradentes, o 12° Floripa Tap. O Festival Internacional de Sapateado, um dos maiores da América do Sul, vai ocorrer de 19 a 23 de abril com ampla programação gratuita ao público na Capital: serão 17 espetáculos e eventos com acesso aberto ao público, além de uma série de apresentações na Noite de Gala, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e 37 oficinas, workshops e masterclass para aprimoramento da dança e profissionalização de técnicos que atuam na montagem de espetáculos. Os ingressos para os espetáculos da Noite de Gala (22 de abril) têm 20% de desconto pelo Clube NSC.
Entre as atrações, a sapateadora norte-americana Maud Arnold, considerada a “madrinha” do Floripa Tap e profissional reconhecida por trabalhos com Beyoncé e por integrar o grupo Syncopated Ladies, que faz sucesso no mundo todo. No ano passado, ela também esteve no elenco do filme Spirited (Um conto natalino), e nesta edição participará de uma aula inovadora de Afrofunk a ser ministrada em plena praia da Joaquina, no dia 22 de abril, às 11h.
Da Europa, o Floripa Tap traz o sapateador suíço Daniel Borak, que também é coreógrafo e, assim como Maud, ao longo das oficinas que ministrará no festival vai preparar os participantes para um espetáculo a ser apresentado no encerramento da programação. Da República Tcheca, pela primeira vez no Floripa Tap estará a sapateadora Martina Konecna. Martina dança sapateado desde os 11 anos e aos 18 anos, fundou seu próprio estúdio de Tap, chamado NO FEET, que logo se tornou a escola de Tap Dance de maior sucesso na República Tcheca.
O Floripa Tap acontece no Floripa Airport (apresentações gratuitas), no Sesc Cacupé (oficinas, workshops e Masterclass), e no Centro Integrado de Cultura (Noite de Gala, no dia 22 de abril). Do Brasil, um dos destaques é a diretora do festival, Marina Coura, que também é coreógrafa e sapateadora premiada, diretora da Cia Trupe Toe e diretora da escola Garagem da Dança, de Florianópolis. Fazem parte ainda das oficinas e espetáculos gratuitos, além da Noite de Gala, os artistas brasileiros Lucas Santana, Bia Mattar, Ana Gori, Diego Tavares, Hugo Oliveira e Vivian Shimizu, dentre outros.
O Floripa Tap 2023 contará ainda com a participação de renomados musicistas locais, que vão executar músicas ao vivo nas apresentações, como Dandara Manoela, Marissol Mwaba, Luiz Gustavo Zago, Leandro Fortes, Verônica Kimura, Ana Rosa e Chico Martins (Dazaranha) e todas as integrantes do Grupo de Choro Mulheril.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
» ESPETÁCULOS GRATUITOS NO FLORIPA AIRPORT
19 de abril, quarta-feira
19h – Luiz Gustavo Zago + sapateadores convidados: Daniel Borak (Suíça), Lucas Santana, Marina Coura e Yasmin Bogo
20h – Mostra de Dança
20 de abril, quinta-feira
19h – Ana Rosa e Chico Martins
20h – Espetáculo “Vida” – grupo Jovens de Coração
20h30 – Espetáculo “Tap, a história” – grupo Blacks on Tap
21h – Espetáculo “Se não agora, quando?” – Cia Trupe Toe
(Os espetáculos terão intérprete de libras)
21 de abril, sexta-feira
18h – Leandro Fortes Trio
19h – Roda de Choro Mulheril
21h – Dandara Manoela
23 de abril, domingo
19h – Grupos convidados e espetáculos
20h30 – Samba com Veronica Kimura
» JAM SESSION NO SESC CACUPÉ
22 de abril, sábado
13h – Jam Session com músicos e sapateadores convidados
» NOITE DE GALA NO CIC – 22 de abril, sábado
Participações:
Blacks On Tap
Cenarium
Grupo Raça
Marissol Mwaba
Based in BXD
Dandara Manoela
João Peters
Addia Furtado
Claudia Rivera
Escola Nossa Senhora das Graças
Garagem da Dança
Principais sapateadores: Maud Arnold (EUA), Daniel Borak (Suíça), Martina Konecna (República Tcheca), Marina Coura, Lucas Santana, Ana Gori e Hugo Oliveira
» DEBATES
Dança em diáspora: colonialidade e branquitude
19/4 – Quarta-feira, 11h
Participação:
Ana Gori |Marina Coura | Hugo Oliveira | Lucas Santana
Local: Casa São José
Rua Marcos Aurélio Homem, 566 – Serrinha
21/4 – Sexta-feira, 17h30
Participação
Lia Vainer, Ana Gori, Cauane Maia e Hugo Oliveira
Local: Hotel Sesc Cacupé
» OFICINAS
Serão 37 oficinas, workshops e masterclass com ênfase em sapateado, mas incluindo outras modalidades de dança, como house e afrofunk. Nesta edição o Floripa Tap também inova ao oferecer oficinas buscando a profissionalização técnica para a produção de espetáculos, com aulas sobre elaboração de projetos, iluminação cênica e sonorização. Algumas oficinas são gratuitas ao público, como as de sapateado para iniciantes. Marina Coura também dará aulas de sapateado em uma oficina para surdos. Programação aqui: https://floripatap.com.br/o-floripa-tap/programacao-2023/