Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioDESTAQUECom inscrições abertas, Floripa Tap 2024 terá palco aberto na Beira-mar Norte

Com inscrições abertas, Floripa Tap 2024 terá palco aberto na Beira-mar Norte

Evento apresentará extensa programação, incluindo três espetáculos no CIC, oficinas de dança na Garagem da Dança e Centro Cultural Veras, e apresentações no Bugio Trindade

Consolidado no calendário da dança no Brasil e referência no cenário internacional do sapateado, o festival internacional Floripa Tap chega à 13ª edição em 2024 com uma programação gratuita ainda mais ampla e acessível ao público e com inscrições abertas para 60 cursos e oficinas. A edição está marcada para o feriadão de Corpus Christi, de 29 de maio a 2 de junho, e terá vários palcos abertos, com destaque para a estrutura que será montada pela primeira vez na avenida Beira-mar Norte, e que vai abrigar espetáculos, shows e uma Mostra de Dança com performances solos, de duos, trios e grupos de todo o Brasil.

Haverá apresentações gratuitas também no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e na casa Bugio Trindade, que terá duelos de sapateado e Jam Session. O CIC sediará também o principal espetáculo do festival, a Noite de Gala, única programação que tem ingressos à venda, reunindo apresentações solo e em grupo dos artistas internacionais e nacionais de destaque no evento, além de grupos selecionados de todo o País.

Entre os nomes que se destacam nesta edição estão quatro artistas internacionais. Pela primeira vez no Brasil, a sapateadora e coreógrafa Josette Wiggan, uma virtuose do Jazz Dance, professora da Glorya Kaufman School of Dance, em Los Angeles (EUA), e integrante de elenco e autora de trabalhos para produções cinematográficas e espetáculos. De volta aos palcos de Florianópolis, o sapateador suíço Daniel Borak, que também é coreógrafo de peças premiadas internacionalmente, já deu aulas em festivais de diversos países e ganhou 11 medalhas de ouro em apresentações solo em campeonato mundial da Alemanha.

Dos Estados Unidos, retornarão ao festival, também, a sapateadora norte-americana Maud Arnold, considerada a “madrinha” do Floripa Tap e profissional reconhecida por trabalhos com Beyoncé e por integrar o grupo Syncopated Ladies, que faz sucesso no mundo todo, e a sapateadora Star Dixon, também norte-americana, que integra a companhia de tap M.A.D.D. Rhythms, consagrada mundialmente, e é professora dos festivais da modalidade nos EUA.

Dos artistas brasileiros, ganha destaque no Floripa Tap a própria fundadora do festival, Marina Coura, que é coreógrafa, sapateadora com apresentações pelo Brasil e Estados Unidos, diretora de espetáculos premiados no cenário da dança e professora de grandes eventos no País e no exterior, como o Festival de Dança de Joinville, o Prêmio Desterro, o Festidança, o Rhythm World (EUA) e o DC Tap Festival (EUA). Ela também dirige a escola Garagem da Dança, realizadora do festival, e a Cia Trupe Toe.

Entre outros nomes, esta edição contará ainda com a sapateadora Ana Gori, que dirige o primeiro grupo de sapateado brasileiro 100% formado por artistas negros, o Black’s On Tap; os professores de house dance Hugo Campos, diretor e coreógrafo da Cia Underground Vibrations, grupo voltado para a dança e cultura house, e Vivian Shimizu, professora da Garagem da Dança, coreógrafa e co-criadora do evento House Dance Floripa; o paulista Rubens Oliveira, bailarino e coreógrafo que ministrará oficina de Gumboot Dance (danças populares africanas); Bia Mattar, coréografa e professora catarinense que dará aula de sapateado para pessoas 60+; e Yasmin Bogo, professora de sapateado na Garagem da Dança, participante de festivais internacionais importantes como LA Tap Festival, Chicago Rhythm World (ambos nos EUA) e Tap Music Project/Mérida (México).

Oficinas oferecem aulas com expoentes da dança

Com uma oferta de aulas – pagas e também gratuitas – que vão além do sapateado, contemplando várias modalidades de dança, e ministradas por nomes que são referência no Brasil e exterior, o evento é também modelo na formação de artistas e professores de dança.

Neste ano, são nada menos que 60 cursos e oficinas ministradas durante quatro dias na Garagem da Dança e no Centro Cultural Veras, no bairro Córrego Grande, com os artistas internacionais e nacionais de destaque, e ainda uma aula especial na praia de afrofunk, com Maud Arnold, e de house dance com Vivian Shimizu e Hugo Campos.

A programação de cursos inclui também iluminação cênica e teoria musical aplicada ao sapateado, como forma de preparar melhor profissionais para a realização de espetáculos, já que a modalidade requer cuidados especiais nesses aspectos. Marina Coura irá ministrar também duas oficinas de sapateado gratuitas para pessoas surdas e ouvintes, nas quais o ritmo é marcado pelo som de tambores.

FLORIPA TAP 2024
De 29 de maio a 2 de junho, na avenida Beira-mar Norte, CIC, Bugio Trindade e Centro Cultural Veras
Programação completa:
https://linktr.ee/floripatap

ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO GRATUITA:

» NOITE DE GALA

No Teatro Ademir Rosa, no CIC, no dia 1° de junho, às 20h30. Ingressos com desconto pelo Clube NSC e Clube ND: https://www.blueticket.com.br/search?q=noite%20de%20gala

» PALCO BEIRA-MAR NORTE

+ Mostra de Dança
30 de maio (quinta-feira), às 20h

+ Espetáculo “O Som Lá de Casa”, com a companhia Based in BXD
31 de maio (sexta-feira), às 19h30

+ Show “Minha Prece Ecoa”, com da cantora Dandara Manoela
31 de maio (sexta-feira), às 20h30

» TEATRO DO CIC

+ Apresentação Repertório e Residências
2 de junho (domingo), às 19h

+ Espetáculo “Se não Agora, quando?”, da Cia Trupe Toe
2 de junho (domingo), às 20h

+ Espetáculo “Yebo Musical”, com a companhia Gumboot Dance Brasil
2 de junho (domingo), às 21h

» BUGIO TRINDADE

+ Duelo de sapateadores
29 de maio (quarta-feira), às 19h

+ Jam Session com sapateado
29 de maio (quarta-feira), às 21h

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa