O presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB) esteve visitando a região Continental e pode conhecer de perto o projeto da Secretaria do Continente que está revitalizando os espaços públicos e projetos sociais nas comunidades. “Somos acostumados com grandes obras, mas tem também que ter um olhar especial para as coisas que a comunidade realmente precisa, no seu dia a dia”, ponderou o presidente do Legislativo.
Esse foco em garantir espaços adequados nas comunidades é uma missão do secretário do Continente, João Paixão, que atendeu recomendação do prefeito Topázio Neto (PSD), para que os espaços públicos das comunidades recebessem atenção especial. Enquanto regiões mais tradicionais como os bairros Coqueiros, Abraão ou mesmo Itaguaçu, já contam com uma infraestrutura adequada, é nas regiões mais periféricas que o público tem que se fazer presente.
Paixão estabeleceu um planejamento e o objetivo é contemplar as 11 principais comunidades do Continente. O trabalho já está sendo executado em três delas. Recentemente começou nas redondezas de duas importantes vias do Monte Cristo (Rua dos Pinheiros Verdes e servidão Palmeiras Verde), mas aos poucos será expandindo para as demais regiões como Vila Aparecida e outras. “Estamos presentes no dia a dia e estamos dando uma cara nova para os espaços públicos, com manutenção rigorosamente em dia”, coloca o secretário.

Nas intervenções os Projetos Sociais estão sendo repaginados, mas as ações atingem toda a área pública. “É uma ampla revitalização com espaços novos de lazer, readequação de lajotas, pintura de sinalização das vias, espaços físicos, enfim, esse é um projeto pra dar uma cara nova para as comunidades”, explica o secretário. De acordo com ele, os líderes comunitários são ouvidos sobre suas prioridades e acompanham os trabalhos. O objetivo é que os moradores se sintam envolvidos e colaborem com a manutenção depois de o trabalho concluído.
OLHAR HUMANO E DIGNIDADE
Para o presidente da Câmara, João Cobalchini o trabalho dentro das comunidades mais carentes da região Continental da Capital mostra o ‘olhar humano’ da atual administração. “É importante ter esse olhar social, afinal de contas infraestrutura também é social. Isso melhora a autoestima de todos os moradores”, ponderou, salientando que muitas vezes um centro de lazer, um campo ou quadra de esportes serve como suporte para a interação social nas comunidades.
Ele falou com moradores e ouviu a aprovação das ações. “Pense na felicidade que os caras estão em receber essas ações”, disse. Entre os locais visitados pelo vereador está a nova sede da intendência do Monte Cristo. Anexo ao local foi amplamente revitalizada uma pracinha. Para Cobalchini a Secretaria está atenta ao papel que tem o Estado que é o de levar a atenção do poder público lá dentro das comunidades, entregando cidadania para todos os moradores.





