A poucos quilômetros de Florianópolis, em meio ao verde da Serra Catarinense, o Vistas de Anitá, em Anitápolis, vem evidenciando o cabin style, “estilo cabana”, um conceito que tem ganhado força no design contemporâneo. A arquitetura representa um novo modo de se relacionar com o espaço, o tempo e a natureza, indo além da estética.
Não por acaso, o turismo de natureza vive um crescimento acelerado no Brasil. Uma pesquisa do Sebrae, realizada com apoio do Ministério do Turismo, mostra que o ecoturismo e o turismo de natureza já representam cerca de 60% do faturamento de micro e pequenas empresas do setor no país. E a tendência vai além: segundo a pesquisa Demanda Turismo Rural, 74% dos viajantes escolhem destinos rurais pela proximidade com a natureza, enquanto 70% afirmam buscar paz, tranquilidade e desaceleração em suas viagens, pilares que sustentam a proposta de cabanas inseridas em meio a natureza.
Inspirado nas cabanas de madeira do hemisfério norte, a arquitetura propõe uma celebração ao aconchego e a simplicidade, mas com um toque moderno. Janelas amplas, madeira aparente, tons terrosos e o uso de materiais naturais criam uma sensação de abrigo sem isolamento, um equilíbrio entre conforto e imersão no ambiente. É um estilo que nasceu do desejo de desacelerar, de viver o essencial, sem abrir mão da sofisticação. O Vistas de Anitá, localizado em Anitápolis (SC), é um dos principais exemplos desse movimento no Brasil.
As cabanas foram projetadas para “servir à paisagem”, e não competir com ela. Construído em um terreno privativo de 28 hectares, o empreendimento combina privacidade e experiência. Trilhas e cachoeiras exclusivas, silêncio absoluto e um horizonte sem interferências tornam o Vistas um destino de reconexão.
“O estilo de cabanas é uma resposta natural à forma como as pessoas querem viver e viajar hoje. Elas buscam experiências mais autênticas, próximas da natureza, mas sem sacrificar o conforto. O Vistas de Anitá nasceu dessa percepção: consegue ser próximo a Florianópolis e ao mesmo tempo um refúgio à correria dos grandes centros.”, explica Mônica Medeiros, CCO da Seazone.
Antes mesmo da conclusão de todas as suas fases, o Vistas de Anitá se tornou um fenômeno digital. No Instagram, o perfil @vistasdeanita reúne mais de 105 mil seguidores e se consolidou como uma vitrine de design natural e escapismo contemporâneo, reflexo da busca crescente por experiências imersivas e visualmente impactantes.









