Hoje é quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCongresso que vai reunir cerca de 400 engenheiros e arquitetos em Florianópolis...

Congresso que vai reunir cerca de 400 engenheiros e arquitetos em Florianópolis apresentará metodologia inovadora para ajudar a mitigar riscos de enchentes

Inovador e cada vez mais presente na Engenharia, o BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção) é uma abordagem digital integrada para projeto, construção e gerenciamento de edifícios e infraestrutura

spot_img

Inovador e cada vez mais presente na Engenharia, o BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da Construção) é uma abordagem digital integrada para projeto, construção e gerenciamento de edifícios e infraestrutura. Embora ele não seja em si uma solução direta para prevenir enchentes em áreas urbanas, o BIM pode desempenhar um papel importante na gestão e no planejamento urbano sustentável que visa reduzir os riscos. As autoridades da Defesa Civil catarinense poderão conhecer mais sobre essa inovação na próxima semana, quando um estudo sobre o assunto será apresentado para cerca de 400 engenheiros e arquitetos que estarão reunidos no 5º BIM CREA-SC, que vai acontecer na UFSC.

O estudo analisou o potencial da interface de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) com o BIM na mitigação de riscos de enchentes em áreas urbanas, tendo sido aplicado em Iconha, município da região de montanha do Espírito Santo (região Sudeste do país). Com a utilização das metodologias (GIS e BIM), foi possível compreender o fenômeno das chuvas na região e a condição existente do sistema, ensaiar simulações de controle de vazão e materializá-las em estudos preliminares.

O uso da metodologia BIM na prevenção de enchentes em áreas urbanas representa um passo importante em direção a cidades mais resilientes e sustentáveis. Apesar de não prevenir diretamente as tragédias, ela oferece ferramentas poderosas para o planejamento urbano, a modelagem hidrológica e o design de infraestrutura que podem ajudar a reduzir os riscos.

O estudo feito em Iconha foi desenvolvido em 2021 por Pedro Luís Soethe Cursino, Fernanda Almeida Machado e Sergio Scheer, experts em tecnologia e inovação do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção. Scheer estará em Florianópolis nos dias 17 e 18 de outubro apresentando o trabalho na quinta edição do Congresso BIM CREA-SC, que visa disseminar o uso da Metodologia BIM no Brasil.

“O trabalho que foi produzido pelos três pesquisadores chega em boa hora em Santa Catarina, que neste momento sofre com as chuvas”, explica a coordenadora geral do Congresso, engenheira civil Késia Alves. “À medida que os desafios climáticos se intensificam, a metodologia BIM se torna um aliado crucial na busca por soluções inovadoras e eficazes para proteger as cidades contra as ameaças de catástrofes em área urbana”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa