Hoje é sábado, 7 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCrianças de creche fazem animação de desenho, dançam e gravam podcast

Crianças de creche fazem animação de desenho, dançam e gravam podcast

O Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Dona Cota possui uma sala multimídia. A unidade, localizada no Abraão, planeja para o espaço uma série de ações pedagógicas que contemplem os diversos grupos de atendimento. A criançada tem acesso a livros digitais, animação de desenhos, filmes, pintura, música, dança, fotografia e muito mais.

Com os pequenos, de 3 anos, foi feita uma brincadeira de mergulhar no fundo do mar, utilizando um projetor que mostrava animais marinhos reais. Também foram utilizados outros elementos tais como tecido azul para simular o mar e bichos de pelúcia marinhos, para fazer companhia nessa brincadeira.

Outra proposição, com o computador, foi a possibilidade de animar os desenhos produzidos pelas crianças de 5 e 6 anos. Para sensibilizá-los foi feita a leitura da história “Jeremias desenha um monstro”.

Depois, as crianças foram convidadas para desenharem um personagem, de livre escolha, desde que tivessem pernas e braços bem demarcados. Digitalizaram sua produção, utilizando a câmera fotográfica e, após esta etapa, com o auxílio do site Animated Drawings, animaram seu próprio desenho.

“Esse processo de criação que tivemos na sala foi contado às famílias pelas próprias crianças. Então, os familiares chegaram à reunião com as professoras e perguntaram quem era a professora responsável pela atividade, pois eles não me conheciam, cheguei este ano à unidade educativa. O projeto reverberou de maneira forte dentro da casa de cada criança. Fiquei muito feliz”, recorda Carolina Guntzel.

Por intermédio do site Escola Games, a criançada pintou bichos, quando foi possível explorar diferentes cores, formas de pintura e estampas. Cada um produziu sua imagem através das possibilidades disponibilizadas pelo site.

Fotografia e dança

As crianças brincaram com a sua própria imagem, usando fantasias e acessórios, para que elas pudessem se fotografar posteriormente. Além de fomentar a produção de imagem fotográfica pelas próprias crianças, frisa a Carolina Guntzel: “objetivamos observar qual o olhar da criança no espaço que ela ocupa diariamente, com seus pares e professores. O foco de registro de imagens das crianças foram os próprios colegas”.

Em parceria com a professora de Educação Física, Raquel Luz foi organizado o jogo “Just Dance”, no sentido de explorar os jogos eletrônicos com os movimentos do corpo. Neste jogo, o jogador é incentivado a dançar a coreografia exibida na tela, sendo que o controle captura os movimentos de quem está dançando.

Baile Afrofuturista

Outra ação foi a projeção de filmes. A ideia era aproximar as crianças de uma experiência de cinema real, com ingressos, pipoca, telão e sala escura. Foram exibidos os curtas “Amor de Cabelo” (produção de Hollywood) e “Bino e Fino” (produzido na Nigéria) , filmes em que os protagonistas são negros.

Depois, houve um “Baile Afrofuturista”. O afroturismo é um movimento de arte, música, cultura e moda que buscar inserir o negro em uma narrativa futurista, mesclando ancestralidade e tecnologia.

Para efetivação da proposta foi organizado o espaço utilizando tecidos étnicos, projeções de Basquiat (artista afrofutrista) e músicas contemporâneas executadas por artistas pops negros. Houve pintura facial neon das crianças e professoras.

Essa proposição envolveu todas as crianças que frequentam o Neim. A pedido das crianças, será planejado mais um baile afrofuturista.

Pão de cast

A linguagem musical é explorada com alguns grupos de crianças, que junto com caixa de som e microfone, ganham novos contornos. O repertório explorado são principalmente as músicas que constituem o boi-de-mamão, a cultura ilhéu e a música “Lagusta Laguê”, que aborda diferentes bairros de Florianópolis.

A cantoria dos pequenos é gravada no Espaço Multimídia. Essa gravação foi batizada de “Pão de Cast”, uma alusão ao “podcast” , termo reinventado pela criançada.

O próximo projeto do “Pão de Cast” é a produção de um clipe. “Queremos produzir uma música autoral falando do Neim Dona Cota e a riqueza do nosso dia a dia”, diz Carolina Guntzel.

Na medida em que as interações com os grupos de crianças e profissionais vão acontecendo, novas possibilidades de explorar as mídias no ambiente educativo são pensadas e planejadas. “Nosso intuito principal é que as proposições possam desenvolver o senso crítico, ético e estético na relação das crianças com as diferentes mídias”, complementa a professora.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa