spot_img
Hoje é quarta-feira, 16 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALDia Internacional do Cooperativismo será comemorado no Parque da Luz, em Florianópolis

Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado no Parque da Luz, em Florianópolis

O Núcleo Setorial de Cooperativas da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) vai promover no dia 12 de julho o CoopsDay, uma celebração ao Ano Internacional das Cooperativas e ao Dia Internacional do Cooperativismo

spot_img

O Núcleo Setorial de Cooperativas da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) vai promover no dia 12 de julho o CoopsDay, uma celebração ao Ano Internacional das Cooperativas e ao Dia Internacional do Cooperativismo. O evento será no Parque da Luz, na Rua Felipe Schmidt, 1.243, em Florianópolis, das 9h às 13h, com muitas atrações para crianças, jovens e adultos.

Participarão das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, o Sicoob Central SC/RS, Sicredi, Cresol, Sicoob Eurovale, CredCrea, Transpocred e Únilos (três cooperativas Ailos), Fecoagro, Unicred Valor Capital, Unimed Grande Florianópolis e Uniodonto.

“O CoopsDay busca impulsionar o cooperativismo como um modelo de gestão sustentável, com base nos princípios universais do movimento e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, do Pacto Global”, informa João Pacheco, consultor empresarial na Acif.

Além disso, pretende gerar impacto social positivo à população, com a oferta de serviços e atividades inclusivas, que promovam a educação e a conscientização socioambiental, com foco na sustentabilidade e no fortalecimento das comunidades locais. O objetivo é mobilizar e engajar funcionários, cooperados e a comunidade para vivenciarem, na prática, os princípios do cooperativismo.

Entre os principais componentes da ação, destacam-se os espaços para crianças, saúde, sustentabilidade ambiental e o museu do cooperativismo. O Espaço Kids, vai incentivar atitudes solidárias no dia a dia, através de práticas dos princípios cooperativistas. Cada atividade será realizada com base nos valores de Cooperação, Cidadania, Solidariedade e Educação Financeira, como Contação de Histórias, Palhaçaria sobre Sustentabilidade, Apresentação Teatral, Cineminha Cooperativo, Jogos e Brincadeiras Cooperativos, e Pintura Facial.

O Museu do Cooperativismo vai apresentar, de forma criativa, os marcos do cooperativismo e os grandes números do movimento sobre desenvolvimento sustentável.

O Espaço Saúde é um ambiente dedicado ao bem-estar, integrando atividades que cuidam do corpo e da mente. Serão oferecidas aulas de dança para movimentar o corpo com alegria, práticas de yoga para relaxamento e equilíbrio, e encontros de educação financeira, promovendo saúde também na vida econômica. É um espaço pensado para estimular hábitos saudáveis e qualidade de vida.

O espaço de Sustentabilidade Ambiental será um ambiente interativo que vai promover a conscientização e o cuidado com o meio ambiente. Contará com a Oficina “Mini Horta Sustentável”, ensinando a cultivar alimentos em casa, além da distribuição de mudas para estimular o plantio. Também haverá atividades de educação sobre agricultura regenerativa, um ecoponto para descarte correto de resíduos, e uma oficina de compostagem e gestão de resíduos, que demonstrará como transformar resíduos orgânicos em adubo, incentivando hábitos sustentáveis no dia a dia.

O Lounge Cooperativo será um espaço acolhedor e estratégico, ideal para fazer negócios, recepcionar convidados e tirar dúvidas sobre produtos e serviços do cooperativismo. O ambiente é pensado para promover conexões, parcerias e fortalecer o espírito de cooperação. ·

O palco principal será o centro das celebrações, com a abertura oficial do evento e as falas dos representantes das cooperativas, reforçando o compromisso com a comunidade. Haverá apresentação do Boi de Mamão, apresentação cultural do grupo Marambole, além de atrações musicais. Um espaço para celebrar, aprender e valorizar a cultura.

O público-alvo contempla a comunidade em geral da Grande Florianópolis, com atenção especial a famílias e crianças, bem como cooperados e funcionários das cooperativas integrantes da região, promovendo a integração entre os diversos públicos e ampliando o alcance e a efetividade das ações, visando impactar milhares de pessoas.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa