spot_img
Hoje é sábado, 8 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEstudantes da Capital têm direito a transporte na faixa nos dias de...

Estudantes da Capital têm direito a transporte na faixa nos dias de realização do Enem

Gratuidade está prevista em decreto desde o ano passado, podendo ser garantida através da confirmação da participação na prova

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis garante transporte público gratuito para estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano marcado para os dias 9 e 16 de novembro. O benefício, estabelecido através de decreto municipal no ano passado, assegura gratuidade das passagens de ônibus no sistema da Capital durante as datas oficiais do exame.

Estão contemplados todos os candidatos que possuam cartão estudante ou estudante social. A gratuidade abrange dois deslocamentos por dia de prova, dentro do período entre 0h e 23h59, permitindo que os participantes utilizem o transporte de ida e volta das suas áreas de moradia aos locais determinados para execução do exame.

Para acessar o benefício, o estudante deve utilizar normalmente o cartão nos validadores dos ônibus ou terminais. Após a realização do Enem, deve solicitar o ressarcimento dos valores das passagens em até 20 dias, pelo e-mail gratuidadeenem@pmf.sc.gov.br, enviando preenchida a ficha de solicitação disponível no link bit.ly/enemnafaixa, comprovante de participação e documento de identidade.

O objetivo da medida é fortalecer o direito à educação e ao transporte, além de facilitar o acesso dos estudantes aos locais de prova, reduzindo barreiras econômicas e incentivando a participação. A aferição e restituição dos créditos utilizados ficam sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

“Essa é uma ação que reforça o compromisso da cidade com a educação e com a igualdade de oportunidades. Não queremos que nenhum estudante deixe de fazer a prova por falta de transporte, ainda mais nesse exame que abre portas do mundo acadêmico para muitos jovens e adultos. Por essas razões, desde o ano passado essa é uma política pública, já regulamentada também para os próximos anos”, destaca o prefeito da Capital, Topázio Neto.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa