A Estação de Tratamento de Esgoto Insular, localizada no aterro da baía sul próximo à Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, passou por uma nova etapa de concretagem na quarta-feira (28).
Foram utilizados 20m³ de concreto e mobilizados quatro caminhões betoneira para as estruturas de um reservatório que atua na depuração do esgoto. A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está intensificando as operações de concretagem para acelerar o andamento das obras de ampliação e modernização da unidade.
A concretagem foi feita nos pilares de sustentação e paredes laterais do chamado reservatório de cloreto férrico. Essa estrutura integra o tratamento terciário, uma etapa mais avançada de depuração capaz de remover nutrientes poluidores específicos, como o fósforo e o nitrogênio. Ao final, é produzido um efluente com qualidade superior ao tratamento convencional.
As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da região central e bacia do Itacorubi têm investimento de R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).