Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALETE Insular passa por nova etapa de concretagem neste sábado (25)

ETE Insular passa por nova etapa de concretagem neste sábado (25)

A operação mobiliza aproximadamente 8 caminhões para transportar 68 metros cúbicos de concreto e não deve interferir no trânsito local

As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular vão passar por uma nova etapa de concretagem a partir das 7h da manhã de sábado (25) no centro de Florianópolis. O concreto será usado para construir de parte da parede de um dos tanques usados no tratamento. A operação mobiliza aproximadamente 8 caminhões para transportar 68 metros cúbicos de concreto e não deve interferir no trânsito local.

Junto com a ampliação das estruturas da ETE Insular, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) também faz a instalação da tecnologia de reator de biofilme de leito móvel, ou MBBR (sigla em inglês para Moving Bed Biofilm Reactor). O sistema MBBR utiliza pequenas peças plásticas para aumentar a adesão das bactérias decompositoras, aumentando a eficiência da depuração e trazendo economia de energia à estação. A ETE também passará a funcionar com o chamado tratamento terciário, que envolve processos biológicos e químicos para a eliminação de poluentes específicos como nitrogênio e fósforo. Com isso, um efluente tratado com alta pureza será devolvido à natureza.

A ampliação da ETE Insular vai possibilitar o aumento da cobertura do saneamento na capital com implantação de infraestrutura sanitária nos bairros José Mendes, com trechos já assentados, e Morro do da Lagoa. Os bairros Parque São Jorge, Jardim Anchieta e parte do Córrego Grande e Pantanal, que já possuem rede instalada, também serão beneficiados com a ligação das redes ao sistema e início da operação da infraestrutura. As obras de ampliação do SES Insular têm investimento superior a R$190 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Imagens: Acervo CASAN

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa