A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu, na terça-feira, 19, o evento Juntos pelo Futuro, iniciativa que integra as comemorações dos 60 anos da instituição. A programação, realizada no campus Biguaçu, contemplou homenagens ao poder público municipal e ex-governantes, exposição de artes e lançamento de livro.
A instituição homenageou os familiares de João Brasil de Azevedo, José Eduardo da Costa, Arlindo Correia e Pedro Joaquim Cardoso, gestores públicos que doaram os terrenos para a construção dos dois campi no município.
“O objetivo desse evento é lembrar nosso passado e enaltecer as pessoas que contribuíram para a construção da Univali em Biguaçu. É também uma forma da universidade agradecer o apoio que recebeu do poder público e as oportunidades de contribuir com o desenvolvimento da região”, destacou Pedro Joaquim Cardoso Júnior, gerente Administrativo dos campi Biguaçu, Florianópolis, Kobrasol e São José.
John Kennedy Lara Costa, filho do prefeito na gestão 1989-1992, José Eduardo da Costa, falou em nome das famílias homenageadas e relembrou o ofício 07/1992 enviado pelo reitor Edison Villela em agradecimento à doação do terreno. “Estou muito honrado, emocionado e agradecido por representar todos os familiares dos governantes que contribuíram para a construção da Univali em Biguaçu e gostaria de ressaltar o olhar visionário de todos eles por apostarem no potencial da instituição e em como ela seria um divisor de águas para o município. Meu pai sempre acreditou que a educação era o caminho para mudar a vida as pessoas e é muito gratificante ver tudo que a Univali transformou em nossa cidade”.
Além das homenagens, a programação do evento incluiu a exposição Biguaçu entre a história e a arte, coordenada pela professora Marcia Cardoso de Souza, com 60 pinturas de autoria de estudantes do Ateliê de Pintura, atividade mantida pela Prefeitura de Biguaçu, bem como exposições de fotografias da pesquisadora Catarina Rüdiger e fotografias da construção da Univali no município.
Durante o evento, ocorreu também o lançamento do livro Movências Pictóricas na obra de Fernando Lindote, de autoria da professora Luciana Knabben.
“É uma grande alegria estar nessa celebração e gostaria de registrar que Biguaçu é uma cidade antes e depois da Univali. Somos uma cidade feliz e grata por ter essa instituição em nosso município, sempre parceira e pronta para atender nossas necessidades. Sou egresso com muito orgulho dessa universidade e desejo vida longa a nossa querida Univali”, declarou Alexandre de Souza, vice-prefeito de Biguaçu.
“Cada homenagem e cada celebração marcam de forma única e especial os 60 anos da nossa instituição, fortalecendo nossos laços com as comunidades que nos receberam de maneira afetuosa e amigável ao longo dessas seis décadas. E foi nesta hospitaleira cidade que a Univali iniciou seu projeto de crescimento na Grande Florianópolis e inaugurou, em 1991, seu primeiro campus. Para celebrar nossa história e reverenciar um passado de muitas conquistas nada seria melhor do que arte e cultura. Afinal, é também por meio da cultura que estreitamos nossos laços com a comunidade, reiteramos o apoio que o setor merece e valorizamos a herança cultural local”, enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
As exposições de arte ficarão abertas ao público até o dia 6 de dezembro.