O Carnaval de 2025 traz otimismo para bares e restaurantes. Uma pesquisa realizada pela Abrasel em todo o país mostra que 74% dos empresários planejam abrir durante os dias de folia – e 69% desses esperam um aumento no faturamento em relação ao ano passado. Para 59% dos entrevistados, o crescimento deve chegar a 20%, enquanto 10% apostam em resultados ainda mais expressivos, acima desse percentual.
Em Santa Catarina a avaliação é semelhante, levando em consideração fatores como a redução do desemprego e o aumento do turismo, tanto doméstico quanto internacional. “Temos expectativa positiva para o Carnaval. Um bom resultado é muito importante para o setor, que ainda vem de um processo de recuperação pós pandemia. No entanto, é preciso considerar que um aumento pontual do faturamento não resolve desafios estruturais, como o endividamento, o aumento dos preços dos insumos e a alta carga tributária”, destaca Juliana Mota, presidente da Abrasel SC.
A data tardia do Carnaval, que será realizado em março, também pode beneficiar especialmente as regiões turísticas, prolongando a temporada de Verão, principalmente no Litoral catarinense. Essa perspectiva surge após um dezembro marcado por uma recuperação parcial no setor. Recente levantamento feito pela Abrasel SC entre o Natal e o Ano Novo mostrou que 39,2% dos entrevistados no estado registraram movimento maior ou muito maior (variação de mais de 15%) do que na temporada passada. Outros 36,3% afirmaram que o movimento foi semelhante ao do ano passado – e 24,5% sofreram com retração na demanda.
Apesar das boas perspectivas para o Carnaval, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades financeiras. Uma pesquisa da Abrasel mostrou que 38% das empresas em Santa Catarina têm pagamentos em atraso, sendo os impostos federais, encargos trabalhistas, empréstimos e contas de serviços públicos os mais citados. Essa realidade reflete desafios acumulados ao longo dos últimos anos, especialmente com a pandemia, mas também fatores atuais, como inflação, o aumento no preço dos insumos e dificuldades de acesso a crédito.
Para a presidente da Abrasel SC, o resultado da temporada, principalmente com o aumento de turistas argentinos, e a expectativa para o Carnaval devem ser encarados como um ponto de partida. “O Carnaval gera um pico de movimento, mas é fundamental que os empresários tenham estratégias para manter a sustentabilidade financeira ao longo do ano, ajustando as finanças, atraindo novos clientes e fortalecendo a clientela habitual”, assinala Juliana Mota.