Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALExposição sobre Clarice Lispector abre na quarta (24) na galeria de arte...

Exposição sobre Clarice Lispector abre na quarta (24) na galeria de arte do Mercado Público da Capital

Artista visual gaúcha Graça Craidy mostra as diferentes facetas da célebre escritora ao longo da vida

A exposição “Clarices”, da artista visual gaúcha Graça Craidy, será aberta quarta-feira (24/04), às 18h, na Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis – Sala José Cipriano da Silva. A mostra, em homenagem à célebre escritora Clarice Lispector, permanecerá em cartaz até 14 de junho. A entrada é gratuita.

A artista apresenta Clarice em diferentes situações e fases da vida. Entre as 19 obras dispostas na expografia aparecem a autora em casa com a máquina de escrever no colo e o cigarro nos lábios, como habitualmente trabalhava; a esposa de diplomata que morava no exterior dividida entre a vida conjugal e o desejo de autonomia; a mãe de dois filhos; a tutora do cão Ulisses, por exemplo.

Em seu trabalho, de inspiração expressionista, a artista busca “captar a alma, os sentimentos e os mistérios” de seus retratados – no caso de Clarice em pinturas de 1 m x 70, impressas em placas PS.

Graça Craidy criou a coleção “Clarices” para reforçar a importância da obra literária da autora e ajudar a popularizá-la, principalmente entre os jovens de hoje. “Acho que a exposição cumpre o objetivo de trazer para mais perto das pessoas aquela que, com seus estranhamentos e epifanias, é a maior escritora brasileira modernista. Embora Clarice Lispector tenha partido há 47 anos, sua prosa se faz muito necessária neste momento histórico de vazio existencial e valorização equivocada do aparente e do fútil”, diz a artista.

Nascida na Ucrânia em uma família que precisou fugir da perseguição aos judeus, Clarice chegou ainda bebê ao Brasil com os pais Pinkouss e Mania e as irmãs Tania e Elisa. A família morou brevemente em Maceió, depois por anos em Recife até a mudança para o Rio de Janeiro, onde Clarice se naturalizou brasileira no mesmo ano (1943) do lançamento do seu primeiro e premiado livro – Perto do Coração Selvagem -, dando início a uma carreira literária que impactou a crítica e arrebatou os leitores. Escritora nacional mais traduzida no mundo, ela morreu de câncer em 1977, aos 57 anos, na capital fluminense.

A mostra de Graça Craidy já foi vista e elogiada em Porto Alegre, na cidade do Rio de Janeiro, em Niterói e em Brasília, em espaços culturais dos Correios; e, em São Paulo, na galeria do Conjunto Nacional.

SERVIÇO

O quê: Exposição “Clarices”

Quando: 24/4 a 14/6/2024

Abertura: 24/4, das 18h às 21h

Onde: Galeria de Arte do Mercado Público, Sala José Cipriano da Silva (1º andar), telefone (48) 32069042 – R. Jerônimo Coelho 60 – Centro – Florianópolis.

Horário: De segunda a sexta, das 12h às 18h.

Entrada franca.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa