A 23ª edição da Festa Nacional da Ostra (Fenaostra) 2025 chegou ao fim neste domingo (27), com mais de 55 mil pessoas passando pelo CentroSul ao longo das duas semanas de evento. Realizada de 16 a 27 de julho, a festa celebrou a rica tradição cultural e gastronômica da capital catarinense, com destaque especial para a ostra, símbolo da culinária local. Ao todo, mais de 62 mil ostras foram consumidas durante a festividade, sem contar pratos com o insumo.
Durante 12 dias de programação intensa, os visitantes puderam aproveitar oficinas gastronômicas, feiras artesanais, espaços interativos e uma programação musical diferenciada. Foram 60 expositores incluindo restaurantes, quiosques e feirantes. Entre as mais de 40 atrações, nomes de destaque nacional e regional subiram ao palco, como Di Propósito, Marcos e Belutti, Chimarruts, Dazaranha, Quinteto S.A, Patati Patatá, Grupo Entre Elas, Senti Firmeza, Swing Maneiro, Camerata e muito mais.
Outro grande destaque foi entrada e estacionamento gratuitos, das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira, com a opção de ingressos solidários pela metade do preço nos demais horários e finais de semana. Além disso, a linha 720 – Monte Serrat – Serrinha do Formiguinha operou de forma diferenciada para levar os visitantes do Maçico do Morro da Cruz para prestigiar a festividade utilizando o transporte já conhecido na Capital. A Fenaostra 2025 reforça, mais uma vez, o papel da gastronomia como vetor de cultura, turismo e identidade local de Florianópolis.
Além disso, a festividade faz parte do desenvolvimento econômico da cidade, nesta edição, com 500 empregos diretos e 2.000 empregos indiretos. “Fenaostra é mais que uma festa, ela valoriza nossas raízes, gera emprego, apoia artesãos, maricultores e pequenos empreendedores. Ver a nossa cultura sendo celebrada é motivo de muita alegria”, relata Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.
Neste ano, a Fenaostra reforçou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, que Florianópolis carrega desde 2014. Este reconhecimento internacional foi celebrado com workshops, vivências e oficinas gastronômicas, que ressaltaram a importância desta cultura da Ilha de Santa Catarina.

Ainda na 23ª edição, a festa contou com a corte composta por rainha e princesas: 2ª princesa Julia Santos, 1ª princesa Fernanda Prim e Rainha Wanessa Basílio.
“Este evento é a celebração da nossa cultura, da força dos nossos produtores e da criatividade que marca a identidade de Floripa. Em 2025, fortalecemos o turismo, movimentamos a economia e mostramos para o Brasil e para o mundo porque somos referência quando o assunto é gastronomia de qualidade com raízes locais. E a Fenaostra 2026 já tem data marcada, de 15 a 26 de julho”, informa Renê Menezes, subsecretário de Turismo da Capital.