spot_img
Hoje é terça-feira, 1 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioDESTAQUEFestival Armacell EcoMusica, projeto que homenageia Tom Jobim terá shows em Florianópolis...

Festival Armacell EcoMusica, projeto que homenageia Tom Jobim terá shows em Florianópolis e São José 

Serão três apresentações — uma em Florianópolis, no Teatro Ademir Rosa; e duas em São José, no Teatro Hermelinda Izabel Merize (Centro Multiuso) — com repertório que celebra a obra do mais importante nome da música brasileira, em diálogo com sons da natureza

spot_img

Pela primeira vez, Florianópolis e São José recebem o Festival Armacell EcoMúsica, projeto itinerante que, em 2024, relembra os 30 anos de saudade de Tom Jobim (1927-1994). Em Santa Catarina, estão programados três concertos e uma masterclass, entre os dias 5 e 9 de junho, todos com entrada gratuita. O festival segue para a capital paulista em agosto, onde terá uma edição no Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP). 

Além do pianista e curador paulista Fabio Caramuru, idealizador da proposta, os espetáculos terão participação de grandes virtuoses como convidados, entre eles o maestro, pianista, cantor e pesquisador Marco Bernardo, de São Paulo;  o pianista e maestro catarinense Luiz Gustavo Zago; o contrabaixista Tiê Pereira; o baterista Richard Montano e a cantora Claudia Bossle. Todas as apresentações terão projeções de videoarte assinadas pela artista Ciça Lucchesi.

O Festival já foi realizado em outros estados brasileiros. A primeira edição foi em dezembro de 2022, quando levou a EcoMusica de Fabio Caramuru para o famoso Teatro Amazonas, de Manaus (AM). “A EcoMusica é criada a partir de um diálogo com a natureza, especialmente a partir do som dos pássaros e das cigarras”, explica Caramuru, diretor musical do evento.  Em 2024, o projeto incorpora composições de Tom Jobim apresentadas por diferentes músicos e formações.  


“Tom Jobim era um grande defensor da natureza, talvez um dos primeiros músicos do Brasil a serem atuantes na defesa do meio ambiente. Eu particularmente me identifico com a obra do Tom e entendi que seria interessante um diálogo entre o repertório dele e a EcoMusica”, afirma o pianista. 

Caramuru, por sua vez, é o nome por trás da EcoMusica. Além de aclamada e premiada carreira como pianista clássico, é reconhecido por ser um visionário na fusão de música e ecologia. O projeto EcoMusica abrange as composições do pianista que são como sinfonias entre o piano e sons da fauna brasileira. 

Estreia em SC será em Florianópolis em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

A estreia do festival em Santa Catarina será no dia 5 de junho, no Teatro Ademir Rosa (CIC), na Capital, com Brasil em Dois Pianos. No espetáculo, os pianistas Fabio Caramuru e Marco Bernardo apresentam músicas do repertório mais popular de Tom Jobim. 


Alguns dos arranjos, assinados pelo pianista, compositor, cantor e pesquisador Marco Bernardo, foram pensados para dois pianos e prometem preencher todos os espaços do principal teatro do Estado. No repertório estão composições icônicas de Tom Jobim e alguns de seus parceiros, como Vinicius de Moraes e Radamés Gnattali. Além de música, o concerto também terá projeções de entrevistas com Tom Jobim e outros artistas. 


Em Florianópolis também será realizada uma masterclass no dia 8 de junho, ministrada por Fabio Caramuru. A aula será das 16h às 19h, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla (25 vagas). 

Teatro do Centro Multiuso de São José terá duas apresentações, dias 7 e 9 de junho

Em São José, o Festival Armacell EcoMúsica realiza dois concertos. No dia 7 de junho, o Teatro Hermelinda Izabel Merize, localizado no Centro Multiuso, recebe o Especial Tom Jobim, uma homenagem ao músico carioca com um dos grandes virtuoses da cena instrumental do Sul do país: o pianista Luiz Gustavo Zago. 

O maestro catarinense será acompanhado de Tiê Pereira no contrabaixo, Ana Luiza Remor na flauta, Raphael Buratto no violoncelo e Richard Montano na bateria. A cantora Claudia Bosse vai acompanhar o trio. A apresentação será uma imersão na obra atemporal de Tom, com clássicos como Garota de Ipanema e Wave

O encerramento do festival  terá o espetáculo Vozes da Natureza, com destaque para o pianista Fabio Caramuru, no domingo, dia 9 de junho. Trata-se de um experiência inovadora na qual o músico apresenta uma celebração da natureza por meio da música. 

No programa está a EcoMusica, composições de Caramuru criadas a partir dos sons coletados na natureza: amostras de sons do ambiente natural que representam o princípio gerador de sua obra. Ao longo do espetáculo, que terá a participação especial do contrabaixista catarinense Tiê Pereira, e da cantora Jéssica Pereira, o músico apresenta diálogos entre sua criação e algumas peças de Tom Jobim. A apresentação terá ainda recurso de videoarte de Ciça Lucchesi, projetada em sincronia com a dinâmica dos sons. 

Tom Jobim: 30 anos de saudade


A homenagem a Tom Jobim na edição 2024 do Festival Armacell EcoMúsica está em sintonia com os 30 anos de saudade — o artista morreu em dezembro de 1994, aos 67 anos. Tom  foi um dos mais importantes artistas da música brasileira e uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.  Maestro, pianista, cantor, violonista e compositor, era apaixonado pela Mata Atlântica e imortalizou o amor pela natureza e pela cidade do Rio de Janeiro em canções que ganharam o mundo.

“Jobim foi um compositor que sintetizou todo o imaginário popular brasileiro de uma forma palatável, porque chegou ao grande ao público, ou seja, não ficou restrito à música erudita que é apreciada por um público mais segmentado. O Maestro Soberano chegou a todo o mundo”, diz Fabio Caramuru. Além de ter sido um dos principais nomes da bossa nova, Jobim também trabalhou com vários estilos e gêneros brasileiros: do choro ao samba, o samba-canção, a bossa e até as modinhas.

Festival Armacell EcoMúsica é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Armacell. Apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São José e Prefeitura Municipal de São José (SC). Realização da Echo Promoções Artísticas e produção da Marte Cultural.

Programação

Festival Armacell EcoMúsica | Brasil em Dois Pianos
5 de junho, às 20h30
Teatro Ademir Rosa, no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica, Florianópolis)
Gratuito. Ingressos devem ser reservados pelo Sympla
Classificação livre

Festival Armacell EcoMúsica |Especial Tom Jobim

7 de junho, às 20h30
Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José (Av. Acioni Souza Filho, s/n – Campinas, São José)

Gratuito. Ingressos devem ser reservados pelo Sympla
Classificação livre

Festival Armacell EcoMúsica |Masterclass com Fábio Caramuru

8 de junho, das 16h às 19h

No Ceart, da Udesc (Av. Me. Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis)

Gratuito mediante inscrições pelo Sympla

Festival Armacell EcoMúsica |Vozes da Natureza

9 de junho, às 17h

Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José (Av. Acioni Souza Filho, s/n – Campinas, São José)

Gratuito. Ingressos devem ser reservados pelo Sympla
Classificação livre

 

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa