O Festival Escolar da Canção, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis bateu recorde de inscrições e terá 655 participantes neste ano. Eles estão divididos entre 413 cantores solo, 85 duplas e 24 trios.
Em 2023, foram 373 inscritos, número considerado um grande sucesso para a primeira edição do evento. “Esse crescimento representa como a rede gostou do Festival Escolar da Canção, como as famílias abraçaram essa iniciativa com os estudantes, as crianças e os professores. Foi uma construção coletiva que deu muito certo e nós estamos descobrindo, a cada dia, que as pessoas têm muitos talentos na nossa rede e que querem demonstrar isso”, disse o secretário-adjunto de Educação da Capital, Luciano Formighieri.
Haverá três etapas regionais, sendo a primeira no dia 19 de maio, reunindo participantes das regiões do Centro e do Continente no Teatro Menino Jesus.
As demais etapas ocorrerão no dia 2 de junho, com concorrentes do Leste e Sul da Ilha, na Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina (Afessc), no Campeche, e no dia 16 do mesmo mês no Teatro Dionísio, em Ingleses, para os participantes do Norte da Ilha. A final está marcada para 30 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Em 2024, o festival leva o nome de Neide Mariarrosa, uma das principais cantoras de Santa Catarina. No ano passado o homenageado foi o poeta Zininho, autor do Rancho do Amor à Ilha.
TEM NOVIDADE
Participarão do festival todas as crianças a partir de 5 anos de idade matriculadas na educação infantil, bem como os estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).
Além disso, foram aceitas inscrições dos estudantes do Bairro Educador e das unidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação.
A novidade é a inclusão da categoria “Profissionais da Educação”, que reunirá quem atua nas mais diversas áreas da rede de ensino e das conveniadas.
CATEGORIAS
- Pichuco/a – estudantes do G6 (creche) ao 2º ano do ensino fundamental
- Pimpolho/a -estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental -Juvenil – estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
-Veterano/a – estudantes da EJA
-Profissionais – ligados a creches, escolas básicas, EJA, Bairro Educador, conveniadas e órgão central.