spot_img
Hoje é sexta-feira, 2 de maio de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUEFestival Internacional de Sapateado segue com apresentações gratuitas neste final de semana

Festival Internacional de Sapateado segue com apresentações gratuitas neste final de semana

No domingo (4) terão aulas gratuitas de house e afro funk na Praia da Joaquina, das 9h às 11:45h, abertas ao público

spot_img

Uma sequência de apresentações gratuitas marca a programação do final de semana na 14ª edição do Floripa Tap, Festival Internacional de Sapateado. O evento, que segue até 4 de maio na capital catarinense, é um dos mais importantes festivais de sapateado da América Latina. Reunindo grandes nomes nacionais e internacionais, a programação gratuita será no Hotel Sesc Cacupé, no Floripa Airport e na Praia da Joaquina. “O evento é descentralizado para podermos levar o sapateado, a música e a dança para toda a cidade, amplificando o acesso e impactando na diversidade de público. Queremos levar o tap para quem não sapateia, democratizar o acesso à arte”, destaca Marina Coura, idealizadora do Floripa Tap. No domingo artistas nacionais e internacionais irão invadir a Praia da Joaquina, das 9h às 11:45h, para dar duas aulas gratuitas e abertas ao público: house dance com Vivian Shimizu e Diego Tavares; afro funk com Maud Arnold, diretamente dos Estados Unidos e madrinha do Floripa Tap.

Dentre os destaques desta edição temos o retorno, depois de 11 anos, de Brill Barret, uma lenda do tap internacional. “Além de artista, ele é historiador e professor e agrega junto com os outros artistas internacionais e nacionais que estão em Florianópolis para participar do evento”, salienta Marina. Daniel Borak também é um convidado internacional, uma referência do tap dance e tem uma vasta formação na Zurich School of Dance and Theatre, incluindo ballet, jazz, hip-hop, flamenco, dança moderna, Feldenkrais, pilates e coreografia. “O evento vem se consolidando como um espaço de formação, intercâmbio cultural e de celebração da dança, da música e da cultura. Queremos que a população catarinense participe cada vez mais da nossa programação e das importantes discussões que realizamos em todas as edições”, finaliza Marina Coura, que também é um referência do tap no Brasil e pesquisa a linguagem rítmica brasileira, criando pontes entre o tap dance e a cultura nacional.

Programação gratuita do final de semana:
Dia 03/05 – 11h30 – Tap Jam no Hotel Sesc de Cacupé
Dia 03/05 – 19h – Mostra de Dança no Floripa Airport
Dia 04/05 – 18h30 – Performance Magugu Gumboot Dance Brasil no Floripa Airport
Dia 04/05 – 19h30 – Apresentação dos Repertórios no Floripa Airport
Dia 04/05 – 20h – Show de Dandara Manoela no Floripa Airport
Dia 04/05 – 9h às 11:45h – Praia da Joaquina – aulas gratuitas de house e afrofunk

Hoje, dia 02/05, às 20h30, terá a Noite de Gala no Teatro Ademir Rosa – CIC – única apresentação paga do evento, com apresentação de artistas internacionais e nacionais e ingressos à venda no www.pensanoevento.com.br.

Esta 14ª edição do Festival Internacional de Sapateado tem a presença de grandes artistas internacionais, como:

Bril Barrett, um dos fundadores do “Madd Rhythms”, eleito um dos principais performers de Chicago (EUA).
Daniel Borak, uma referência do tap dance, que tem uma vasta formação na Zurich School of Dance and Theatre, incluindo ballet, jazz, hip-hop, flamenco, dança moderna, Feldenkrais, pilates e coreografia.
Maud Arnold – a madrinha do Floripa Tap, membro do Syncopated Ladies, grupo que viralizou com seus tributos lendários a Prince e Beyoncé, uma das fundadoras da Chloé and Maud Foundation, que apoia projetos de dança ao redor do mundo.

E de grandes artistas nacionais, como:

Ana Gori, que integra o movimento negro do tap dance no Brasil e idealizadora do festival Tap is Black.
Diego Tavares, dançarino e coreógrafo premiado em festivais competitivos e um dos idealizadores do House Dance Floripa
Mariana Castro, integrou o elenco de importantes companhias e é bacharel em produção cultural.
Rebeca Pereira, dirige o grupo Based in BXD, que democratiza o acesso ao tap dance na periferia.
Rubens Oliveira, reconhecido por suas experimentações estéticas e tecnológicas que conectam a dança a outras linguagens artísticas, vencedor do prêmio APCA de Melhor Coreografia com o espetáculo Subterrâneo da Gumboot Dance Brasil
Vivian Shimizu, pedagoga e coreógrafa, une a dança com a educação, pesquisando a conexão do House Dance com o Tap Dance, duas linguagens historicamente entrelaçadas.
Yasmin Bogo, professora e coreógrafa de tap dance, realizou uma pesquisa sobre como a branquitude se manifestou na história do tap dance, impedindo sua genuína manifestação e ascensão como arte preta no Brasil.
Dandara Manoela, uma das principais revelações da Música Preta Brasileira. Cantora e compositora, sua pluralidade musical representa um símbolo de resistência das manifestações culturais afro-brasileiras.

E também Marina Coura, idealizadora e produtora do Floripa Tap. É coreógrafa e diretora da Cia Trupe Toe e da escola Garagem da Dança e tem como foco de pesquisa a linguagem rítmica brasileira, criando pontes entre o tap dance e a cultura nacional. É pós-graduanda em Políticas e Gestão Cultural na UFRB. Coordena o programa Tap into Life da Chloé and Maud Foundation em Florianópolis, que oportuniza aulas de dança para crianças e adolescentes da instituição Casa São José, no bairro Serrinha.

A programação do evento está distribuída em cinco locais:

• Hotel SESC Cacupé – Todas as oficinas e aulas serão realizadas no espaço, com exceção das aulas de house dance e afrofunk de domingo, que serão na Praia da Joaquina. No local, também será realizadaa Tap Jam-Dia, a partir das 11h30, do dia 3 de maio. A entrada para essas atrações é gratuita.
• Teatro Ademir Rosa (CIC) – No dia 2 de maio, o festival terá sua tradicional Noite de Gala, com apresentações de artistas renomados nacional e internacionalmente.
• Floripa Airport – No dia 3 de maio, o aeroporto receberá a Mostra de Dança, e, no dia 4 de maio, acontecerá a Noite de Encerramento, com performances de sapateado, do grupo Gumboot Dance Brasil e show de Dandara Manoela. Toda a programação é gratuita.
• Bugio Trindade – No dia 1º de maio foi realizada a Tap Jam- Noite, a partir das 19h, com entrada gratuita
• Praia da Joaquina – no dia 04/05 haverá aulas gratuitas de house e afrofunk, pela manhã.

A programação completa do Floripa Tap 2025 está disponível no site oficial: www.floripatap.com.br.

O Floripa Tap 2025:
Produção: Garagem da Dança. Apoio Cultural: Floripa Airport e Sesc. Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis – Cultura, Esporte e Lazer Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Produto parcialmente patrocinado pelo município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91, parcialmente executado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc e fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.

Serviço:
Festival Internacional de Sapateado
De 30 de abril a 4 de maio
Aulas no Sesc Cacupé e Praia da Joaquina
Atrações abertas ao público em diversos lugares de Florianópolis
Programação completa no site: www.floripatap.com.br.

Noite de Gala – 02/05/2025 – 20h30 – CIC – Florianópolis (SC)
Compra de ingressos: https://www.pensanoevento.com.br/eventos/76302/noite-de-gala-floripa-tap-2025

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa