spot_img
Hoje é sexta-feira, 31 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUEFilmes de 11 países integram programação de festival gratuito em SC

Filmes de 11 países integram programação de festival gratuito em SC

4º Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba (FICA) será realizado de 11 a 16 de novembro; programação gratuita passará pelas cidades de Garopaba, Imbituba e Florianópolis

spot_img

Dezenas de histórias vindas de diferentes partes do mundo vão ocupar praças, escolas e espaços culturais em Santa Catarina durante o 4º Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba (FICA). Entre os dias 11 e 16 de novembro, o público poderá assistir gratuitamente a 22 filmes de 11 países: Palestina, Cuba, Congo, França, Síria, Austrália, Espanha, Estados Unidos, Senegal, Argélia e Brasil, que abordam temas urgentes e diversos, como a Guerra Civil Espanhola, mineração, petróleo na Amazônia, luta indígena, baleias e ficção científica.

A programação contempla curtas, médias e longas-metragens, além de seis produções voltadas ao público infantojuvenil e três filmes catarinenses que ganham destaque especial. As sessões serão realizadas em Garopaba na Praça Central, no Bar Baixo Rosa, além do Instituto Federal de SC (IFSC) e diversas escolas públicas. Haverá exibições ainda no Museu da Baleia, na cidade de Imbituba.

Em Florianópolis, o festival abre no dia 11 na Bugio Centro e segue com sessão no dia 12 na Bugio Trindade. A abertura do FICA 2025 contará com a presença de Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP. O educador, palestrante e youtuber que se tornou referência ao compartilhar sua trajetória acadêmica e social com milhares de seguidores, abordando temas como educação, política e desigualdade, estará na capital na terça-feira, dia 11.

Destaques da programação

Entre os destaques catarinenses desta quarta edição do FICA Garopaba estão: “Pedra Vermelha”, de Ilka Goldsmidt e Cassemiro Vitorino, que retrata a resistência de comunidades do Oeste contra a construção de hidrelétricas no Rio Uruguai, “O ET da Vargem Pequena”, de Marko Martinz, uma ficção crítica sobre mutações misteriosas em uma comunidade rural, e “Reverb”, de Leandro Batz, que acompanha três irmãos em uma noite de reencontros, afetos e revelações.

Outro destaque nacional é “Mundurukuyü, a floresta das mulheres peixe”, dirigido por Aldira Akay, Beka Munduruku e Rilcélia Akay, que mergulha na mitologia do povo Munduruku e na relação ancestral entre floresta, corpo e espiritualidade. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo perfil oficial no Instagram @fica.garopaba.

“Mais do que um festival de cinema, o FICA Garopaba é um convite à reflexão, à troca e à celebração da diversidade ambiental e cultural”, destaca Cristovam Muniz Thiago, coordenador do Festival.

O 4º Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa