Hoje, 30 de outubro, é celebrado o Dia do Cozinheiro Escolar, uma data que homenageia os profissionais essenciais na formação e saúde de milhares de estudantes. O Grupo Risotolândia, responsável pela alimentação em 332 escolas da rede estadual catarinense, destaca que o papel desses profissionais vai muito além da cozinha, sendo peças-chave na educação alimentar e no acolhimento diário dos alunos.
Tradicionalmente chamadas de merendeiras, as cozinheiras escolares são a linha de frente de um complexo trabalho de nutrição. Com dedicação e carinho, elas transformam ingredientes em refeições que não apenas nutrem, mas também educam o paladar, incentivam bons hábitos e garantem a segurança alimentar de crianças e adolescentes. Em um estado onde a Risotolândia serve mais de 105 mil refeições diariamente, o trabalho dessas equipes é fundamental para o sucesso do programa de alimentação escolar.
“A merendeira é, muitas vezes, o primeiro contato do aluno com uma alimentação diversificada. É ela quem apresenta novos sabores e texturas, incentivando uma relação positiva com a comida”, afirma Larissa Schlupp, nutricionista e coordenadora da Risotolândia em Santa Catarina. “Elas são agentes de saúde e educação, e seu trabalho de acolhimento no refeitório é insubstituível. Encerramos o mês de outubro valorizando quem está na linha de frente, transformando todo o planejamento em realidade”.
O trabalho desempenhado por esses profissionais é um pilar para o desenvolvimento integral dos estudantes, impactando diretamente em sua capacidade de concentração e aprendizado. Ao garantir refeições seguras e balanceadas, as merendeiras contribuem para um ambiente escolar mais saudável e propício ao ensino. Para muitos alunos em situação de vulnerabilidade, a refeição preparada por elas é a principal do dia, o que reforça a importância social do seu trabalho.
Aminadabi Bezerra da Silva é cozinheira da Risotolândia na região de Blumenau há mais de 3 anos e atua em diversas escolas suprindo necessidades específicas. “Cozinhar, para mim, é uma profissão muito satisfatória, especialmente quando vejo as crianças se alimentando e comentando que a refeição estava gostosa ou agradecendo. Isso me deixa muito feliz e sinto que estou contribuindo com o desenvolvimento deles, seja físico ou mental”, afirma.
A Risotolândia reforça seu compromisso com a valorização e a capacitação contínua desses profissionais, reconhecendo-os como parte indispensável da comunidade escolar e celebrando sua contribuição diária para o futuro de Santa Catarina. Atualmente a empresa está com oportunidades para cozinheiros e auxiliares de cozinha em diversas cidades de Santa Catarina, especialmente nas regiões Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Sobre o Grupo Risotolândia: é uma das maiores empresas de refeições coletivas do Brasil, com mais de 70 anos de história. Especializada em alimentação escolar, a empresa preza pela qualidade e segurança alimentar, atuando em parceria com o Governo de Santa Catarina para fornecer refeições balanceadas que contribuem para a saúde e o desenvolvimento de milhares de estudantes.









