A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM), realizou a compra de quatro drones com câmeras de alta resolução. Os equipamentos irão fortalecer as ações de conservação ambiental, permitindo o monitoramento aéreo de grandes áreas e estimulando o uso de tecnologia na proteção da fauna e flora locais.
A finalidade desta aquisição é melhorar a eficiência no licenciamento e na fiscalização ambiental, permitindo que a FLORAM use tais tecnologias para o registro de espécies e o monitoramento de ecossistemas, que poderiam passar despercebidos sem o uso desses equipamentos.
Os drones podem ser utilizados em diversas áreas ambientais, incluindo obras licenciadas e a monitoração de ocupações irregulares em áreas ambientalmente protegidas, e assim, contribuírem para a preservação das Unidades de Conservação com maior agilidade e segurança
“A compra desses itens é de grande importância para o dia a dia na Fundação. Vale destacar que os equipamentos já estão em fase de recebimento e os servidores estão passando pelo treinamento necessário para que possam ser usados de forma adequada e para que sejam destinados às nossas diretorias para início das operações”, afirmou Alexandre Waltrick, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Os drones serão destinados para as diretorias da Fundação, sendo dois para a Diretoria de Arborização e Unidades de Conservação (DIAUC), um destinado de modo prioritário ao Projeto Capi Floripa, um drone para a Diretoria de Fiscalização (DIFIS) e outro para a Diretoria de Licenciamento (DILIC).








