spot_img
Hoje é sábado, 2 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFloram realiza remoção de espécies exóticas invasoras nas dunas do Rio Tavares...

Floram realiza remoção de espécies exóticas invasoras nas dunas do Rio Tavares e Campeche

Ação tem como objetivo recuperar ecossistemas nativos e preservar a biodiversidade do Parque Natural das Dunas da Lagoa da Conceição

spot_img

Nesta terça-feira, 20, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) em parceria com o Instituto Hórus, irá iniciar a remoção de espécies exóticas invasoras da flora nas dunas do Rio Tavares e Campeche, dentro dos limites do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição.

As espécies exóticas invasoras dificultam o desenvolvimento da vegetação nativa e alteram as características naturais dos ambientes, podendo ser prejudiciais também à fauna local. Dentre as principais espécies exóticas invasoras da flora existente neste trecho das dunas estão o pinus, o eucalipto, a casuarina, a piteira, o aspargo, o carvalho-prateado, a onze-horas e a espada-de-são-jorge.

A remoção dessas espécies poderá ser acompanhada por ações posteriores de plantio de mudas nativas, mas em geral, a regeneração natural a partir de espécimes nativos do entorno é a forma mais eficiente de recuperar essas áreas, com o acompanhamento e controle do rebrote das espécies exóticas. “A recuperação das áreas degradadas pelas espécies invasoras é fundamental para garantir a preservação dos ecossistemas naturais. Ao favorecer a regeneração da vegetação nativa, promovemos a conservação dos habitats e protegemos a fauna local,” explica Alexandre Waltrick, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A primeira etapa está programada para acontecer no trecho entre o final da Rua Silvio Lopes de Araújo e a praia, na região do Rio Tavares. As ações seguintes irão em direção ao sul e serão sempre realizadas por equipes qualificadas e com acompanhamento técnico. O objetivo é chegar até o limite sul da Unidade de Conservação, na Lagoa da Chica, até o final do ano de 2025.

Recomenda-se que as pessoas não circulem nos locais onde as equipes estão trabalhando, devido à queda de árvores e galhos. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Unidades de Conservação – DEPUC/FLORAM: 3237-5660 e fdepuc.floram@gmail.com

SERVIÇO

O QUÊ: Remoção de espécies exóticas invasoras
QUANDO: 8h às 12h – 20/05 (terça-feira)
ONDE: final da Rua Silvio Lopes de Araújo – Rio Tavares

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa