spot_img
Hoje é terça-feira, 24 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALFloram realiza remoção de espécies exóticas invasoras nas dunas do Rio Tavares...

Floram realiza remoção de espécies exóticas invasoras nas dunas do Rio Tavares e Campeche

Ação tem como objetivo recuperar ecossistemas nativos e preservar a biodiversidade do Parque Natural das Dunas da Lagoa da Conceição

spot_img

Nesta terça-feira, 20, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) em parceria com o Instituto Hórus, irá iniciar a remoção de espécies exóticas invasoras da flora nas dunas do Rio Tavares e Campeche, dentro dos limites do Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição.

As espécies exóticas invasoras dificultam o desenvolvimento da vegetação nativa e alteram as características naturais dos ambientes, podendo ser prejudiciais também à fauna local. Dentre as principais espécies exóticas invasoras da flora existente neste trecho das dunas estão o pinus, o eucalipto, a casuarina, a piteira, o aspargo, o carvalho-prateado, a onze-horas e a espada-de-são-jorge.

A remoção dessas espécies poderá ser acompanhada por ações posteriores de plantio de mudas nativas, mas em geral, a regeneração natural a partir de espécimes nativos do entorno é a forma mais eficiente de recuperar essas áreas, com o acompanhamento e controle do rebrote das espécies exóticas. “A recuperação das áreas degradadas pelas espécies invasoras é fundamental para garantir a preservação dos ecossistemas naturais. Ao favorecer a regeneração da vegetação nativa, promovemos a conservação dos habitats e protegemos a fauna local,” explica Alexandre Waltrick, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A primeira etapa está programada para acontecer no trecho entre o final da Rua Silvio Lopes de Araújo e a praia, na região do Rio Tavares. As ações seguintes irão em direção ao sul e serão sempre realizadas por equipes qualificadas e com acompanhamento técnico. O objetivo é chegar até o limite sul da Unidade de Conservação, na Lagoa da Chica, até o final do ano de 2025.

Recomenda-se que as pessoas não circulem nos locais onde as equipes estão trabalhando, devido à queda de árvores e galhos. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Unidades de Conservação – DEPUC/FLORAM: 3237-5660 e fdepuc.floram@gmail.com

SERVIÇO

O QUÊ: Remoção de espécies exóticas invasoras
QUANDO: 8h às 12h – 20/05 (terça-feira)
ONDE: final da Rua Silvio Lopes de Araújo – Rio Tavares

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa