Hoje é sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFlorianópolis avança na implantação do Escola Lixo Zero com capacitação de profissionais...

Florianópolis avança na implantação do Escola Lixo Zero com capacitação de profissionais da rede municipal

Ao total, serão 38 encontros de 8 horas cada, focados na elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS, sua implementação e operacionalização

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando um ciclo de capacitação aos profissionais das escolas municipais para tratar o gerenciamento adequado de resíduos nas unidades, dentro das ações previstas no programa Escola Lixo Zero.

Ao total, serão 38 encontros de 8 horas cada, focados na elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, sua implementação e operacionalização. Em julho, diretores, nutricionistas, profissionais de limpeza e cozinha participaram dos encontros. Em agosto acontecem as oficinas para os professores.

“A capacitação busca garantir que toda a comunidade escolar esteja envolvida nessa construção. A ação está pautada na hierarquia dos resíduos, que passa por não gerar, reduzir, reaproveitar, reciclar, tratar e dispor adequadamente os materiais. Queremos levar para dentro das unidades escolares uma atitude mais positiva e sustentável”, explica o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Em março, a Prefeitura realizou a implantação das primeiras composteiras integrantes do Escola Lixo Zero em 35 unidades de ensino da rede pública, no sistema de caixa d’água. Os kits têm capacidade para tratamento de 350 quilos de resíduos por mês e utilizam um método de compostagem desenvolvido em Florianópolis, de leiras termofílicas, conhecido como método UFSC.

“Introduzir a valorização de resíduos no cotidiano das escolas, nesse caso por meio da compostagem, é uma possibilidade de pautar com mais facilidade o gerenciamento adequado dos resíduos durante a formação do cidadão. Uma ferramenta para que, a partir do olhar crítico despertado na escola, os próprios estudantes, sejam crianças ou adolescentes, levem o exemplo para casa”, enfatiza a gerente de Planejamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Daiana Bastezini.
Daiana.

Escola Lixo Zero

O programa Escola Lixo Zero iniciou a partir do “Projeto de Ampliação e Fortalecimento da Valorização dos Resíduos Orgânicos em Florianópolis”, por meio do Acordo de Cooperação Técnica – ACF 018/2018 firmado entre a Prefeitura e o Fundo Socioambiental Caixa, com apoio técnico do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA/MMA. O objetivo é ampliar a adoção de soluções sustentáveis para o gerenciamento de resíduos nesses locais.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa