A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta quarta-feira, 15 de outubro, durante o lançamento da Operação Verão, no Floripa Airport, os serviços, atrações e calendário de eventos preparados para a temporada de 2025/2026 na Capital. Com duração oficial entre 15 de novembro e 15 de maio, o período tem importância consolidada para a economia do município e a expectativa é de superar os resultados do último ano.
“Trabalhamos com uma projeção de cerca de 3 milhões de turistas procurando Florianópolis neste verão. A cidade está cada vez mais atrativa, preparada, pronta para oferecer serviços de qualidade em todas as frentes. Nosso trabalho, em parceria com as demais instituições, é manter o patamar lá em cima. Segurança, bom atendimento aos visitantes, atenção à mobilidade e infraestrutura, zelo pelo meio ambiente e uma cidade viva, com os espaços públicos cuidados pelas nossas equipes, estão entre as prioridades. Um esforço para que todos se sintam em casa e possam explorar o que Florianópolis tem de melhor, aos diferentes perfis de público”, explica o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.
Destino procurado o ano todo, Florianópolis vê sua população mais do que dobrar na temporada. Entre aqueles que escolhem viajar de avião, o grande destaque é o mercado internacional, que deve representar 38% do total de passageiros do modal entre dezembro de 2025 e março de 2026 no Floripa Airport, com expectativa de 819 mil viajantes estrangeiros. Com 12 rotas internacionais, voos diretos conectam Florianópolis a países da América do Sul, Caribe e Europa. São novidades as conexões com as cidades de Salta e Tucumán, na Argentina, além de Lima, capital do Peru, que passa a ter conexão direta fixa. No cenário nacional estarão em operação outras 9 rotas, conectando capitais e cidades polos como Chapecó e Campinas.
Abaixo, estão detalhados os principais eventos, ações e serviços preparados para a temporada.
RÉVEILLON 2026
Para comemorar a chegada de 2026, a programação será marcada por um grande espetáculo de luzes e terá como temática “100 anos de Luz”, em comemoração ao aniversário de um século da Ponte Hercílio Luz, elemento sempre presente na festa de Réveillon. A tradicional queima de fogos será a protagonista da festa, desta vez ampliada ao longo da baía que divide a parte continental e insular da Capital. Serão 9 balsas, sendo 6 na Beira-Mar Norte, 2 na Beira-mar Continental e 1 outra na Baía Sul, ampliando a área de visualização. O show pirotécnico deve durar até 15 minutos, com 7 minutos de espetáculo na Ponte, duração superior à do ano passado.
Os fogos escolhidos são conhecidos como fogos de “vista”, caracterizados por sua beleza cênica e baixo impacto sonoro, tendo apenas ruído secundário, em conformidade com a legislação municipal. Além disso, para proporcionar uma melhor experiência às pessoas com sensibilidade auditiva, serão distribuídos abafadores acústicos no dia do evento. O equipamento será de posse do usuário, para que possa desfrutar satisfatoriamente de todo o espetáculo, sem precisar ser devolvido ao final do evento.
A programação musical contará com a apresentação de artistas locais e shows nacionais, em dois palcos: um na Beira-Mar Norte, com o grupo Raça Negra; e outro na Beira-Mar Continental, com atração principal confirmada nos próximos dias.
NATAL
As comemorações do Natal iniciam no dia 19 de novembro, uma quarta-feira, com o acendimento das luzes, ativação da decoração e dos espaços temáticos, além da entrega da chave da cidade ao Papai Noel.
Até dezembro, diversas atividades vão ocorrer por toda a cidade, com cronograma detalhado abaixo. O destaque é para o Desfile de Natal, no dia 13 de dezembro, na Avenida Beira-mar Norte e o Cortejo de Natal, marcado para 14 de dezembro, na Avenida Beira-mar Continental. Ambos os espetáculos contarão com alas temáticas, carros alegóricos e músicas que conduzem o público para o clima natalino.
A decoração será toda renovada, com elementos e espaços inéditos. Neste ano a festividade também terá como tema “100 anos de Luz”, pelo aniversário da Ponte Hercílio Luz. No Centro, o antigo prédio dos Correios será transformado na Casa do Papai Noel. As principais ruas do Centro Leste serão palco do Mercado de Natal, área com iluminação temática onde devem acontecer feiras de artesanato e outros produtos. No Largo da Alfândega, a Vila de Natal vai oferecer diferentes opções de brinquedos aos pequenos em grande um parquinho natalino. Na Cabeceira da Ponte um cenário mágico, com anjos e arcos iluminados deve ser o ponto perfeito para eternizar momentos em família. Ainda neste sentido, outros pontos da cidade também serão decorados para abrilhantar a magia do Natal.
19/11, a partir das 19h – Abertura do Natal, acendimento das luzes e entrega da chave da cidade ao Papai Noel – no Largo da Catedral
18/12, a partir das 19h – Auto de Natal, no Largo da Catedral
04/12 e 11/12, às 20h – Coral de Vozes no Centro Histórico – Palácio Cruz e Sousa
13/12, às 20h – Desfile de Natal na Beira-mar Norte
14/12, às 20h – Cortejo de Natal na Beira-mar Continental
02 a 22/12 Natal nos Bairros
– Em 20 bairros de Florianópolis
– Atividades 100% gratuitas
– Apresentações artísticas e decoração temática
CARNAVAL
O verão será palco também da maior festa popular do Brasil, cada vez mais segura, qualificada e organizada em Florianópolis. As festividades do Carnaval 2026
começam logo após a chegada do novo ano. Entre os dias 08 e 17 de janeiro acontecem os ensaios Volta à Praça XV de Novembro, momento tradicional em que as escolas de samba apresentam seus enredos, levam às ruas e ao público a força do Carnaval que pretendem mostrar na Passarela do Samba. Os ensaios devem agitar o Centro Histórico e atrair a atenção de moradores e visitantes.
Ainda em janeiro, no dia 23, acontece a escolha da nova corte do Carnaval. Depois é a vez dos eventos de pré-carnaval no Continente, colocando todo mundo para dançar. O tradicional bloco do Berbigão do Boca é também um dos destaques da primeira semana de fevereiro. Nos dias 13 e 14, já durante o período oficial da festa no país, acontecem as duas noites de desfiles das escolas de samba na Passarela Nego Quirido, seguidos pelo dia de apuração das notas dos desfiles, e o Desfile das Campeãs. Mais detalhes serão comunicados no momento oportuno.
MEIO AMBIENTE
Capital mais sustentável do país, Florianópolis prepara uma série de ações para que todos possam aproveitar a cidade mantendo a responsabilidade ambiental. A Ilha do Campeche, agora com o status de Unidade de Conservação e sob gestão integral do município, manterá cuidados fundamentais, com algumas novidades.
Por dia, somente 800 pessoas poderão passar pela ilha, todas com acesso condicionado à apresentação de voucher, que terá emissão prioritariamente online. A fiscalização no local estará reforçada, com monitoramento presencial e o uso de tecnologias de acompanhamento remoto do fluxo de pessoas, como câmera de videomonitoramento. Além disso, será mantida a obrigatoriedade de credenciamento para os serviços de transporte, com cotas definidas.
Para as embarcações avulsas, estão sendo organizadas estratégias para aprimorar o balizamento náutico e evitar acessos indevidos. A gestão de resíduos deve ganhar reforço, bem como a frente de educação ambiental, sob responsabilidade da Floram. Está prevista a seleção de ambulantes para prestação de serviços de forma ordenada no território.
Uma outra novidade são as Praias Lixo Zero, iniciativa modelo que busca reduzir a produção e trazer destinação mais adequada aos resíduos gerados nas praias do Campeche, Joaquina, Matadeiro e Mole. Todas vão contar com um combo de equipamentos e condutas capazes de melhorar o encaminhamento dos resíduos. Devem possuir, entre outras coisas, no mínimo 1 PEV de vidro, 1 caixa estacionária, 1 estação de reciclagem no acesso à praia e a distribuição de sacolas de papel nos estacionamentos para armazenamento de resíduos pelos banhistas.
Haverá ampliação da coleta de resíduos de 3 para 6 vezes na semana nos principais balneários, adição de novos veículos e equipamentos às equipes de coleta e manutenção, além do aumento do efetivo contratado. Serão 330 novos profissionais para atuação nas áreas com crescimento na produção de resíduos e outros 337 colabores para varrição, roçagem e manutenção de espaços públicos. Na orla, continuará ocorrendo a limpeza diária dos mais de 40 km de areia historicamente atendidos.
Nas principais trilhas e caminhos da Capital, uma ampla força-tarefa de manutenção e revitalização compõem a operação. Terão atenção especial três trilhas com grande fluxo de pessoas: Morro do Rapa, Piscinas Naturais da Barra da Lagoa e Lagoinha do Leste. Vale destacar que o Caminho da Costa da Lagoa passa por um processo completo de melhorias em sua infraestrutura, com novas escadas, corrimãos e calçadas já finalizados. No manguezal do Itacorubi, em área de interesse por pedestres, foi concluída a obra de substituição dos decks de contemplação existentes no local, permitindo o acesso seguro por moradores e turistas.
Dando continuidade às ações que ocorrem ao longo de todo o ano, a Blitz Sanear fará vistorias frequentes nas áreas de balneário e próximo a grandes produtores de dejetos, buscando coibir qualquer irregularidade no saneamento. As equipes vão contar com equipamentos de vídeo nas redes de drenagem e esgoto, atendendo denúncias. Está dentro do rol de atividades o acompanhamento das condições de balneabilidade aferidas pelo IMA, servindo como fatores de atenção e foco de ações.
INFRAESTRUTURA
Todo visitante que chegar à Florianópolis encontrará uma série de melhorias na infraestrutura urbana. Neste período, algumas entregas se destacam, sendo duas das principais parcerias com o governo estadual: a nova Ponte da Lagoa da Conceição, com trânsito liberado e área de lazer no entorno concluída até dezembro, e a terceira faixa da SC-401, que deve funcionar como corredor exclusivo para ônibus e outros veículos pesados, desafogando assim as outras vias e trazendo mais agilidade ao transporte público.
Outro destaque é a retomada da navegabilidade no Canal da Barra da Lagoa, local que passou por manutenção depois de décadas de assoreamento. A via é o único acesso do mar à Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, servindo como rota turística e à pesca artesanal. Por toda a cidade, diversas vias estratégicas foram melhoradas, com nova pavimentação ou drenagem, incluindo a Estrada Dom João Becker, que corta o bairro dos Ingleses, e a Avenida do Campeche, importante eixo viário no Sul da Ilha.
Devem ser concluídas ainda as obras da primeira etapa de restauração do Parque Walter Lange, onde ficam os clubes de remo; a conexão das ciclovias do Centro e do Sul da ilha, através do novo trecho paralelo à Avenida Gustavo Richard, na baía sul; e a colocação de equipamentos de lazer na nova prainha da Barra da Lagoa, que deve receber decks, quadras de beach tennis, além de recuperação da restinga.
TRANSPORTE PÚBLICO
O tradicional Domingo na Faixa, dia em que o transporte público da cidade é gratuito, será nos meses de janeiro e fevereiro, totalizando 8 domingos de gratuidade. O sistema contará com ônibus extras nos terminais para os momentos de maior pico, principalmente nos dias de grandes eventos.
A nova linha direta entre o TISAN e o TICEN, que deverá usar a faixa exclusiva da SC-401, vai cobrir um trajeto estratégico. Será um meio de conexão rápida tanto aos
passageiros que saem da região de Santo Antônio de Lisboa, quanto aos que chegam até o bairro através de linhas que circulam nos principais balneários da região Norte.
Para os turistas, está sendo desenvolvido um novo modelo de cartão de transporte. A venda do cartão turista deve ser descentralizada, podendo ser adquirido na rede hoteleira, supermercados e outros pontos de referência, como os Centros de Atendimento ao Turista. O novo modelo de cartão terá cerca de 20 variações, cada uma contendo uma imagem representativa de Florianópolis, tornando-se uma espécie de souvenir. A ideia busca desestimular o uso de dinheiro no acesso aos ônibus, agilizando a utilização do transporte público.
O município prepara também a oferta de ônibus circulares para atender as marginais da SC-401, na área onde hoje existem as passarelas sobre a via. As estruturas serão retiradas e substituídas em virtude das obras na rodovia. As linhas circulares farão a conexão temporária aos passageiros, permitindo que cheguem de forma prática e segura aos pontos de embarque disponíveis.
MOBILIDADE
Pensando em diversificar cada vez mais os modais de mobilidade, além de aprimorar a gestão de trânsito, algumas ações foram definidas. Todos os eventos que causem impacto nos deslocamentos viários na Capital serão comunicados com antecedência ao usuário através das redes sociais e imprensa, mas contará dessa vez com o auxílio da plataforma Waze, aplicativo de navegação que possui parceria com a cidade. Por ali, o motorista ficará sabendo com antecedência sobre provas esportivas, manutenções nas vias e outras razões que gerem alterações de trânsito.
Aos ciclistas, a temporada terá pela primeira vez 34 estações de pequenos reparos para bicicletas, distribuídas em pontos definidos pelo corpo técnico. Através da estrutura das estações, com funcionamento 24h e uso gratuito, os ciclistas poderão posicionar as bicicletas em local adequado, encher pneus, apertar parafusos, entre outras soluções para problemas do cotidiano.
Outros destaques são a substituição das atuais estações de bikes por novas, o monitoramento inteligente de semáforos de forma integrada com outros órgãos, prevendo resposta rápida; além do acompanhamento diário do volume de veículos presentes no território do município, um indicador que deve servir para aprimorar a gestão das políticas de trânsito.
SAÚDE
No verão passado, pacientes atendidos nas Upas da Capital tiveram uma queda de até 73% no tempo para atendimento, um padrão de qualidade que a administração busca repetir neste ano. Grande parte desse resultado foi influenciado pela capacidade de resolução das situações de saúde diretamente pelo Alô Saúde, serviço de telemedicina que continuará sendo disponibilizado. O serviço, com opção de atendimento em inglês e espanhol para turistas, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo contato 0800 333 3233. Assim, diversas demandas podem ser resolvidas por telefone ou chamada de vídeo, auxiliando a evitar a sobrecarga das unidades municipais.
Outra estratégia é a implantação de motolâncias na frota do SAMU municipal. O serviço representa avanço significativo para os atendimentos de urgência, facilitando e agilizando o acesso dos profissionais às solicitações recebidas em toda a cidade. Está renovada ainda a frota de ambulâncias tradicionais, em virtude da substituição de todos os veículos antigos por 5 novas unidades, todas 0km.
Na região Norte, considerando o aumento da demanda por atendimentos na atenção básica, resultado principalmente da presença da população flutuante nos balneários, o CS Capivari foi escolhido como equipamento estratégico. A unidade vai funcionar com horário estendido, das 19h às 22h. O CS fica na Rua João Gualberto Soares, 2097.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará incremento na capacidade de atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sobretudo nas regiões Norte e Sul. As equipes de profissionais médicos serão reforçadas e a administração continuará acompanhando, diária e integralmente, as demandas e
necessidades recebidas nos locais, a fim de realizar manutenções pontuais sempre que necessário.
SERVIÇOS NA ORLA
Além de mais uma temporada com a gestão dos quiosques definida através de processo de permissão onerosa, nesta edição com novas regras e maior segurança para o cumprimento das responsabilidades financeiras, o verão de Florianópolis será marcado pelo lançamento de um novo modelo de quiosques. Serão 13 pontos com estrutura padronizada, comunicação visual aprimorada, acesso à água e esgoto, além de espaço ampliado, possibilitando o armazenamento de equipamentos em um só lugar. A nova modelagem será testada na praia de Jurerê, no Norte.
Outro sucesso está confirmado nas praias da Capital. O prato manezinho, que traz ingredientes com o sabor do mar, terá custo de R$ 40,00 neste ano. Cada ponto poderá definir seu próprio prato, desde que cumpram a exigência de que tenha frutos do mar, além de acompanhamentos e bebida.
TURISMO
Para aprimorar o atendimento ao turista, Florianópolis organiza um conjunto de serviços. No atendimento direto aos visitantes, cinco Centros de Atendimento ao Turista estarão em funcionamento: Mercado Público, Rodoviária, Lagoa do Peri, Ponte Hercílio Luz e Jurerê. Os espaços possuem equipe capacitada para orientação e materiais informativos atualizados. Já nos espaços públicos, os visitantes terão acesso a banheiros, 47 pontos com duchas e 50 pontos com bebedouros. Todos os equipamentos podem ser usados de forma gratuita.
A partir deste ano, todo ônibus de turismo precisará apresentar o Selo de Turismo Legal para acessar e circular pela cidade. A identificação obrigatória poderá ser emitida online, pelo site seloturismo.pmf.sc.gov.br. O responsável precisará informar a quantidade de passageiros, indicar as rotas que serão realizadas e o tempo de permanência no município. Em caso de descumprimento, o condutor do veículo será notificado e terá que pagar multa. A certificação aprimora a gestão sobre o fluxo de turistas que chegam à Capital pelo modal rodoviário, além de auxiliar no acompanhamento das atividades dos veículos, evitando qualquer irregularidade.
Ainda neste eixo, foi ampliada a cobertura dos serviços de estacionamento e descarte de dejetos aos ônibus de turismo. Serão 5 áreas para estacionamento, distribuídas nos bairros Ingleses, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e no Sapiens Park. O descarte de dejetos, principalmente originados dos banheiros dos veículos, poderá ser feito em 4 pontos, nos Ingleses, Canasvieiras, Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa. Ambas as atividades serão alvo de fiscalização.
O novo site de promoção turística, o floripa.com, será uma ferramenta para facilitar o contato entre quem chega e o que a cidade tem a oferecer. O espaço reúne agenda de eventos, itinerários turísticos e outras dicas variadas. Através dele também pode ser acessada a IA para atendimento personalizado de cada usuário – Estimada – que auxilia com informações sobre o destino.
Por fim, com o intuito de possibilitar que mais pessoas curtam as belezas naturais, novos equipamentos de acessibilidade serão oferecidos. Para tomar banho de mar, estarão disponíveis 17 cadeiras anfíbias, sendo 7 do Corpo de Bombeiros e mais 10 adquiridas pelo município. Para quem desejar explorar as trilhas e caminhos, foram compradas 4 cadeiras Julietti, adaptadas para o uso em terrenos mais acidentados. Duas unidades ficarão no Mona Peri e outras duas na praia do Santinho.
CULTURA
As principais ações culturais programadas prometem levar arte, diversão e a identidade manezinha para diferentes cantos da cidade. A estreia do novo programa Brinca Floripa marca o início de uma agenda lúdica e educativa voltada às famílias, com atividades recreativas e oficinas que ocuparão praças e espaços públicos, um compromisso com a descentralização do acesso à cultura e movimentação das ruas. Já o Curta Floripa, de volta na edição 2026, chega com uma programação variada, reunindo apresentações culturais, shows musicais nas praias e atrações infantis, celebrando talentos locais e movimentando a cena artística durante toda a temporada. Os detalhes da programação serão informados nas redes da Prefeitura.
SEGURANÇA
Segurança Pública e Fiscalização
A temporada terá pela primeira vez a presença dos Agentes de Segurança e Ordem Pública Comunitários, voluntários que vão atuar em conjunto e sob supervisão dos agentes de ordem pública. O contingente será qualificado e deverá reforçar as equipes de segurança, sobretudo em momentos de alta demanda, nos grandes eventos e situações de emergência. Entre 50 a 100 pessoas estarão nas ruas todos os dias.
O silêncio nas praias está garantido. Este será o primeiro verão completo com a vigência da lei que proíbe o uso de caixas de som ou outros aparelhos sonoros na orla. Utilizações indevidas que forem identificadas pela Guarda Municipal deverão resultar na apreensão do equipamento.
Toda a cidade será monitorada de forma integrada com outras forças de segurança, buscando minimizar qualquer situação de risco aos moradores e visitantes. O município contará com tecnologias de videomonitoramento, drones com câmera térmica, o uso de novos softwares de inteligência e maior poder de cruzamento de dados entre diferentes bases de registro.
As equipes de fiscalização vão atuar nas praias com foco em ambulantes ilegais, eventuais irregularidades na prestação de outros serviços, no combate à falsificação de bebidas alcoólicas, montagem indevida de barracas, obras ilegais, entre outros eixos. O Zap Denúncias continuará funcionando, via WhatsApp – 0800 808 0155 – para denúncias. Podem ser encaminhadas demandas de diferentes naturezas.
Bombeiros
Na Capital, serão 77 postos de guarda-vidas, todos em atividade até dezembro. Cerca de 350 estarão disponíveis, contando com o auxílio de motos aquáticas, embarcações e quadriciclos. Acontece ainda a implementação do Projeto Adote um Posto Guarda-Vidas, que trará parcerias para aprimorar as condições de manutenção dos postos de apoio.
Polícia Civil
O efetivo da cidade contará com 147 viaturas e 574 policiais, atuando na coibição de casos de desaparecimento de pessoas, atendimento de ocorrências envolvendo os visitantes, cumprimento de mandados, escoltas e demais operações de responsabilidade da instituição.
Marinha
A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, prevê fiscalizações em toda a região litorânea para garantir que embarcações e tripulantes cumpram as normas da Autoridade Marítima. Além disso, o balizamento náutico, sistema que inclui a colocação de boias, balizas, faróis, deve ser aprimorado nesta temporada para uma navegação mais segura.
ABASTECIMENTO DE ENERGIA
A distribuição de energia é gerenciada pela Celesc – por meio da Agência Regional de Florianópolis. A empresa, como de costume nesse período, vai aumentar a quantidade de equipes em atuação, nas modalidades leves e pesadas (caminhões e caminhonetes), com serviços disponíveis durante toda a temporada para dar agilidade ao atendimento emergencial.
A distribuidora deve manter as equipes em locais estratégicos, onde possam atender ocorrências com mais rapidez. Todas as ações da temporada contam com a
estrutura que já vem sendo desenvolvida ao longo do ano, em plena expansão, como a nova subestação do Monte Verde e outros alimentadores pela cidade.
ÁGUA E ESGOTO
A CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, atuará em diferentes frentes para garantir o funcionamento de seus serviços na temporada. No que diz respeito ao fornecimento de água, trabalha para a ampliação da captação do Sistema Integrado de Florianópolis, a locação de caminhão pipa para atendimento emergencial durante todo o período e o reforço das equipes operacionais de manutenção preventiva. Os sistemas de esgotamento sanitário também vão receber atenção especial. Haverá limpeza, manutenção e revisão nas Estações Elevatórias de Efluentes de toda a região metropolitana, e a contratação de caminhões para limpeza periódica das redes. No Norte da Ilha, em Canasvieiras e nos Ingleses, serão ofertados dois novos pontos de recebimento de caminhões limpa-fossa. Também em Canasvieiras, entrará em operação uma nova ETE compacta, podendo auxiliar no tratamento de esgoto nos horários de maior pico de vazão.
Floripa Airport projeta verão recorde com 38% dos passageiros vindos de voos internacionais
A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, apresentou hoje, em coletiva de imprensa, a malha aérea para a temporada de verão 2025/2026, que promete ser a maior da história do Floripa Airport. O grande destaque é o mercado internacional, que representará 38% do total de passageiros entre dezembro de 2025 e março de 2026 — um crescimento de 19% em relação à temporada anterior.
Serão 12 rotas conectando Santa Catarina a países da América do Sul, Caribe e Europa. Ao todo, 10 companhias aéreas vão operar até 64 voos internacionais em um único dia. Entre os destinos mais procurados, Buenos Aires lidera com até 30 voos diários. A Argentina também se destaca como o país com maior número de rotas: além da capital, haverá voos para Córdoba, Rosário, Salta e Tucumán — estas duas últimas inéditas e operadas pela Aerolíneas Argentinas.
Outra novidade é a rota regular para Lima, no Peru, com três frequências semanais a partir de 2 de dezembro, operada pela Latam. Para atender à alta demanda, a Copa Airlines adicionará uma frequência semanal na rota que liga Florianópolis à América do Norte e Caribe, via Panamá, oferecendo 5 voos por semana para o destino entre dezembro e janeiro.

As projeções consolidam o terminal da capital catarinense como o 3º aeroporto com maior movimentação internacional do Brasil, posição que ocupa desde janeiro de 2024, atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
“O planejamento da malha de verão aponta para uma temporada histórica em relação ao movimento internacional. Esse crescimento é resultado de um trabalho estratégico com companhias aéreas, autoridades e parceiros locais. O Floripa Airport terá uma oferta diversificada, alcançando a marca de cerca de 10% de seus passageiros internacionais estarem fora do Mercosul, tradicional mercado do aeroporto”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Rotas Internacionais – Temporada Verão 2025/2026
Argentina: Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), Córdoba, Rosário, Salta, Tucumán
Chile: Santiago
Portugal: Lisboa
Panamá
Peru: Lima
Uruguai: Montevidéu
Paraguai: Assunção
Entre as rotas domésticas, o voo direto para Recife, operado pela Azul, fará a ligação entre Santa Catarina e o Nordeste e se soma as 8 rotas dentro do Brasil oferecidas durante o ano todo.
Rotas Domésticas
Recife, Rio de Janeiro (GIG), São Paulo (GRU e CGH), Brasília, Belo Horizonte (CNF), Campinas (VCP), Porto Alegre e Chapecó.
A Zurich Airport Brasil destaca que a malha aérea é dinâmica e pode sofrer alterações.
No total entre passageiros domésticos e internacionais, o aeroporto de Florianópolis espera receber 2,1 milhões de passageiros, entre dezembro de 2025 e março de 2026, 7% a mais do que o mesmo período da temporada anterior.
Infraestrutura preparada
Para garantir fluidez nas operações e conforto aos passageiros durante a temporada de verão, o Floripa Airport adotou uma série de medidas:
- Conclusão das obras do novo estacionamento e do terminal intermodal
- Reforço no contingente de imigração e emigração entre novembro e março
- Ampliação das equipes de segurança, vigilância e atendimento
- Monitoramento em tempo real com ferramentas de inteligência de dados